Assembleia lança, nesta segunda-feira, a Frente em Defesa da Baixada

Lenno Edroaldo
Agência Assembleia
16/05/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Um grande projeto de revitalização dos campos da Baixada Maranhense será lançado, na tarde desta segunda-feira (16), durante a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense e Litoral Norte. O assunto foi tratado pelo deputado e presidente da Frente, Jota Pinto (PR), durante entrevista concedida ao programa Portal da Assembleia. A Sessão Especial que instituirá a Frente será realizada no Plenário Nagib Haickel, às 15h, sendo iniciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), que logo em seguida fará o anúncio e posse de todos seus membros, os deputados Jota Pinto (presidente), Hélio Soares (PP), Hemetério Weba (PV), Raimundo Cutrim (DEM), Alexandre Almeida (PTdoB), Edson Araújo (PSL), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), Manoel Ribeiro (PTB), Rogério Cafeteira (PMN) e o próprio Arnaldo Melo. Também foram convidados a participar os 21 prefeitos da região, vereadores dos municípios, assim como deputados estaduais, federais, secretários de Estado e o vice-governador Washington Luiz (PT). A programação contará, ainda, com as palestras do secretário Claudio Azevedo [Agricultura e Pesca], e do cientista e biólogo Márcio Vaz. PRIORIDADES A Frente foi originada após requerimento de Jota Pinto e tem como proposta discutir e instituir políticas públicas que tratem, entre outros pontos, da revitalização dos campos, da situação das estradas e acessos aos municípios, da segurança pública, saúde, educação e de projetos de geração de emprego e renda para a região, que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. “Nós queremos realmente formar uma força-tarefa que discuta a situação da Baixada e acho que isso acontece em um momento feliz, porque o governo do Estado vai lançar o projeto Diques da Baixada, que trata da contenção de água salgada para os campos. Há locais que o avanço da água salgada é tamanha que já está nascendo mangue. Isso vai permitir reter a água doce por um período de até seis meses nos campos, possibilitando que a Baixada se transforme em excelente local para projetos de piscicultura, agricultura irrigada e até pecuária”, destacou Jota Pinto. Pela proposta, serão construídos 50 quilômetros de diques de dois metros de altura, cada. Uma das barragens a ser construída e considerada uma das mais importantes é a prevista sobre o Rio Maracu, em Cajari. Ela impedirá a salinização crescente do Lago de Viana durante a estação seca que se estende de agosto a dezembro, e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade hídrica para os municípios de Viana, Cajari e Penalva. “Também queremos fomentar a agricultura. No século XIX, lá era um grande pólo produtor de algodão, que chegou a exportar para a Europa, assim como queremos incentivar a ida de grandes investimentos para aquela região”, acrescentou. Outra questão levantada na entrevista diz respeito às inúmeras localidades que acabam sendo cercadas ou mesmo eletrificadas. “Hoje, 50% dos campos estão cercados. E desses, 60% são eletrificados. Isso é um problema que também precisa ser discutido”, afirmou. VISITAS Além das discussões na Assembleia, já foi instituído um cronograma de visita a algumas cidades consideradas pólos, onde os parlamentares poderão abordar e receber com mais propriedade os anseios da população. A primeira visita acontecerá dia 15, em Viana. No dia seguinte a Frente se instala em São João Batista, dia 17, em Pinheiro e dia 18, em Cururupu. “É fundamental a participação de todos nestas discussões como um todo, sem cores partidárias, para que a gente possa realmente dar essa grande contribuição para a Baixada e, consequentemente, para o desenvolvimento do Maranhão”, disse Jota Pinto. BAIXADA A microrregião da Baixada Maranhense é formada por 21 municípios [Anajatuba, Arari, Bela Vista do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim] e possui uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes distribuídos em uma área total de 17.579,366 km². O programa Portal da Assembleia é exibido de segunda a sexta-feira, das 8h40 às 9h30, pela TV Assembleia, canal 38 da TVN.