Veículos serão inspecionados para evitar poluição ambiental

Agência Assembleia

16/05/2011 00h00 - Atualizado em 16/05/2011 17h29

Veículos serão inspecionados para evitar poluição ambiental

Tem início na noite desta segunda-feira (16) a Semana Municipal de Inspeção Veicular Ambiental, que tem por finalidade combater a poluição causada por veículos, por meio de práticas educacionais substanciais à vida da população ludovicence. A abertura do evento se dará às 19h, no auditório da Fiema, mas durante toda a semana haverá oficinas voltadas para o público infanto juvenil e adulto, como também, será feita aferição do nível de poluição tanto dos ônibus como dos veículos particulares na capital maranhense. A vereadora Rose Sales (PC do B), que é autora de duas leis que dispõem sobre a Inspeção Veicular Ambiental em São Luís, participou na manhã desta segunda-feira do Jornal Notícias da Manhã, da TV Assembleia, aonde falou sobre a importância desse evento que tem uma ampla programação. Ela disse que este é o segundo ano que acontece a semana. “Nós somos pioneiros no Norte/Nordeste. A Semana que tem por objetivos promover atividades de cunho variado, envolvendo diferentes organismos e setores da nossa cidade, com vistas a construir uma cultura de enfrentamento à poluição junto à população, se dá pela necessidade de termos um controle a respeito da emissão de gazes poluentes na atmosfera provenientes dos carros pelo não controle do motor. Isso prejudica a qualidade de vida e tem a ver com a saúde pública de todos nós”, destacou Rose Sales. A Semana também objetiva criar mecanismos de forma integrada junto a setores e organismos para redução progressiva de gases poluentes, além de tornar o município de São Luís pólo de difusão do Programa de Inspeção Veicular Ambiental em todo o Estado do Maranhão. Programação A abertura que se dará hoje à noite terá como palestrante Wilmar barros Barbosa-Senai e Sindirepa/ES, que discorrerá sobre o Licenciamento e Controle de Resíduos. Também estarão presentes o vice-governador Washington Oliveira, o promotor de Meio Ambiente, Fernando Barreto, o representante do Sindirepa/Ma, Geraldo de Paulo, a vereadora Rose Sales, além de vários convidados. Nesta terá-feira haverá Pit Stop, na Praça Maria Aragão, das 8h às 12h. Á tarde, haverá a palestra no auditório do Sest/Senat, sobre o Impacto da Poluição Atmosférica na Saúde Humana, com palestrante do Instituto Florence; no dia 18, haverá Pit Stop na Rodovia BR 135, próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado. À tarde, acontecerão duas palestras - uma sobre os Benefícios do Biodiesel e, a outra, sobre a Distribuição e Transporte Urbano: Ameaças e Oportunidades, também no auditório do Sest/Senat. No dia 19, o Pit Stop vai acontecer na Avenida dos Portugueses (próximo ao Parque Ambiental da Vale), das 8h às 17h; à tarde haverá também no Sest/Senat, a palestra lúdico-conceitual, apresentação teatral e oficina de desenho, voltada para o público infanto-juvenil. No sábado, encerramento da semana, haverão oficinas sobre Saúde e Meio Ambiente(Instituto Florence) e sobre Inspeção Veicular Ambiental: uma abordagem pedagógica, com a vereadora Rose Sales. A entrega dos certificados aos participantes ocorrerá às 11h no Sest/Senat.