Magno Bacelar participa de lançamento de editais de Cetecmas

Da Assecom/Gab. do dep. Magno Bacelar
16/05/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Roseana Sarney (PMDB) lançou os editais para a construção de 11 novos Centros de Educação Tecnológica (Cetecma’s) nos municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, São José de Ribamar e São Luís, que terá uma Escola de Pesca, voltada para a formação de técnicos na área de embarcações. O investimento é de R$ 28 milhões e a estimativa de atendimento é de mais de 50 mil alunos por ano em todo Estado. Outras três unidades estão em fase final de construção em Carolina, Cururupu e Timon. O valor investido nessas obras é de R$ 5,1 milhões. Os recursos são provenientes do próprio Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnológia e Ensino Superior - SECTEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Estiveram presentes no lançamento dos editais o vice-governador, Washington Oliveira (PT); o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), além de secretários de Estado, deputados estaduais e prefeitos dos municípios beneficiados. A prefeita Danúbia Carneiro e o deputado Magno Bacelar (PV) representaram o município de Chapadinha. As unidades terão capacidade média de 240 a 360 alunos por hora/aula e em sua estrutura os centros terão auditório com 100 lugares, biblioteca, sala de videoconferência com 50 lugares, de quatro a seis salas de aula, quatro laboratórios práticos e até mais dois específicos, considerando a vocação da unidade, além de uma sala de professores, uma quadra de esportes, área de vivência e estacionamento. Serão oferecidos cursos técnicos e de qualificação profissional nas áreas de informática, química, física, biologia, matemática, além de cursos técnicos em biocombustível, zootecnia em agronegócios e agropecuária distribuídos nas áreas de recursos naturais e produção industrial.