Lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada

Solenidade no plenário da Assembleia contou com a presença de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. Primeira audiência será em Viana, dia 17 de junho.

Glaucio Ericeira
Agência Assembleia
16/05/2011 00h00 - Atualizado em 16/05/2011 19h22

Lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada

Numa solenidade concorrida, que contou com a participação de diversas autoridades políticas do Estado, a Assembleia Legislativa lançou, nesta segunda-feira (16), a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense. O grupo parlamentar, que é presidido pelo deputado Jota Pinto (PR), foi criado com o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas de desenvolvimento dos municípios localizados nesta região do Maranhão. Os trabalhos começam no próximo dia 17 de junho com a realização, na cidade de Viana, de uma grande audiência pública que reunirá gestores e, principalmente, moradores de Viana e de municípios próximos que terão a oportunidade de apontar problemas existentes e de sugerir ações para o crescimento da região. O cronograma de trabalho continua com a promoção de audiências públicas nas regionais de São João Batista (18 de junho), Pinheiro (15 de julho) e Cururupu (16 de julho). “A proposta principal da Frente é discutir o Maranhão de hoje com o objetivo de preparar o Maranhão do amanhã. Enxergamos o trabalho deste grupo de deputados como de suma importância para o desenvolvimento das cidades que compõe a região da Baixada. E é por este motivo que ela [Frente Parlamentar] conta com o total apoio da Mesa Diretora da Assembleia”, afirmou o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). O caráter desenvolvimentista da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense também foi destacado por deputados como Magno Bacelar (PV), Hélio Soares (PP), Bira do Pindaré (PT) e Marcelo Tavares (PSB). “Sem dúvida nenhuma, a Assembleia Legislativa do Maranhão, através desta Frente Parlamentar, aprofunda-se nas discussões acerca de quais políticas públicas devem ser executadas para melhorar a qualidade de vida do povo da Baixada. É o Poder Legislativo Estadual dando a sua contribuição para o crescimento econômico do Estado”, disse Bacelar. Para Hélio Soares, através da Frente, a Assembleia estará de mãos dadas com o governo Roseana Sarney (PMDB) trabalhando pelo desenvolvimento do Maranhão. “O governo estadual tem uma agenda extremamente positiva para a região da Baixada. A atuação da Frente contribuirá para que esta agenda seja enriquecida, por meio do encaminhamento das solicitações dos moradores”. Mesmo considerando como importante o lançamento da Frente Parlamentar, Marcelo Tavares, que lidera o Bloco de Oposição na Assembleia, disse que é preciso que os deputados saibam separar os interesses da Casa dos pertencentes ao governo do Estado. “Se esta Frente trabalhar de forma autônoma e zelando pelos direitos dos maranhenses, continuará tendo todo o meu apoio. Mas não apoiarei nenhum movimento que faça com que este grupo parlamentar sirva somente aos interesses políticos do governo do Estado”, disparou. Bira do Pindaré elogiou a formação do grupo de deputados, mas também ressaltou o sentimento de autonomia que a Frente Parlamentar deve possuir. “Nós fazemos parte de um Poder independente e é desta forma, com independência, que os deputados integrantes devem se comportar. O interesse maior é trabalhar pelos moradores da região da Baixada”.