Ambientalista defende projeto ‘Diques na Baixada’ e construção de barragem

Agência Assembleia
17/05/2011 00h00 - Atualizado em 17/05/2011 15h24

Ambientalista defende projeto ‘Diques na Baixada’ e construção de barragem

O biólogo e cientista ambiental, Marcio Vaz, defende a execução dos projetos “Diques da Baixada” e de construção da Barragem do Rio Maracu para ajudar a revitalizar a Baixada Maranhense. Doutor em Ciências Ambientais, Vaz fez palestra sobre o assunto na sessão especial de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte, nesta segunda-feira (16), e nesta terça-feira (17) foi entrevistado no programa Por tal da Assembleia, da TV Assembleia, quando voltou falar da importância dos dois projetos. De acordo com o cientista, os dois projetos serão debatidos antes com as populações dos municípios da Baixada, nas audiências que os deputados pretendem realizar em Viana, São João Batista, Pinheiro e Cururupu, em junho e julho, conforme proposta do presidente e autor do pedido de criação da Frente, deputado Jota Pinto (PR). Márcio Vaz disse que os projetos podem levar de sete a oito meses para que comecem a ser executados. Na explanação que fez para deputados e convidados, na sessão especial, o cientista ambiental comparou a Baixada Maranhense à região de Guayaquil, no Equador, que possuem o mesmo ecossistema e característica populacional. Márcio Vaz disse, no entanto, que a região equatoriana conseguiu se desenvolver, a maranhense não. O tipo de exploração econômica, segundo o cientista, não pode seguir fielmente, mas a região equatoriana serviria de referência. “Nosso desafio não é como se voltar ao passado, mas como enfrentar o futuro”, afirmou. De acordo com o cientista, seria possível explorar de forma sustentável e ecológica a região maranhense. O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 50 km de diques de 2 metros de altura, para conter a entrada de água salgada nos campos e permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses – atualmente, esse prazo chega a no máximo quatro meses. Assim seriam viabilizados projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitaria o problema de enchentes que deixa milhares de moradores da região desabrigados todos os anos. Já o outro projeto que será apresentado na Assembléia Legislativa consiste na construção de uma barragem no Rio Maracu, na cidade de Cajari, para impedir a salinização crescente do Lago de Viana durante a estação seca que se estende de agosto a dezembro, e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade hídrica para os municípios de Viana, Cajari e Penalva.