Bacelar destaca os pontos positivos da Marcha em Defesa dos Municípios

Marcelo Vieira
Agência Assembleia

17/05/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Magno Bacelar (PMDB) destacou na sessão desta terça-feira(17) a 14ª Marcha em Defesa dos Municípios realizada na semana passada, em Brasília. O deputado registrou sua participação no evento. A mulher do deputado, Danúbia Carneiro, é prefeita de Chapadinha, município onde Bacelar também já foi prefeito. O parlamentar elogiou o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Júnior Marreca (Itapecuru), que segundo Bacelar conseguiu organizar uma das melhores Marchas, com a participação de cerca de 120 prefeitos maranhenses. Além de deputados e lideranças políticas. O deputado verde disse que sempre defendeu o municipalismo “porque nós sabemos que a raiz de todos os problemas encontra-se exatamente nos municípios, então era natural eu acompanhar e prestar a minha solidariedade a todos os prefeitos do Maranhão.” Bacelar ressaltou o enfoque principal da pauta de reivindicações, a emenda 29, que trata da distribuição de royalties do pré-sal para todos os municípios e não apenas para os municípios dos estados produtores. Ele destacou também a audiência que os prefeitos tiveram com o presidente do Senado, José Sarney(PMDB-AP). Sarney disse ter ficado feliz com a presença dos prefeitos em estimular a luta pelo municipalismo e garantiu ainda que caso não haja consenso colocará a matéria dos royalties em votação. Os prefeitos também tiveram uma audiência com a bancada federal liderada pelo deputado Sarney Filho(PV). Segundo Bacelar, todos os deputados maranhenses que participaram foram favoráveis, inclusive à derrubada do veto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. "Então, é claro, serão mais recursos para os municípios e se os prefeitos realmente conseguirem a aprovação dessa Emenda nº 29 e a redistribuição dos royalties, as condições dos municípios vão melhorar sensivelmente”, sentenciou Bacelar.