TV Assembleia exibe documentário sobre o ex-deputado João Evangelista

Waldemar Têrr
Agência Assembleia
19/05/2011 00h00 - Atualizado em 20/05/2011 10h37

A TV Assembleia começou a exibir, em Documento Especial, documentário sobre a vida do ex-presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista, que morreu no dia 15 de maio de 2010. Apresentado pelo radialista Adalberto Melo, o documentário tem quase 44 minutos e traz depoimentos emocionados de amigos de infância, deputados, parentes e do filho Neto Evangelista, que sucedeu ao pai na carreira política, elegendo-se deputado estadual. O programa exibe também imagens da vida familiar, comunitária e política de João Evangelista e até entrevistas dele registradas ao longo da sua trajetória política, que começou em 88 como vereador por São Luís, mandato que conseguiu renovar quatro anos depois; e em seguida elegeu-se deputado estadual, mandato renovado por quatro vezes, o último conseguido em 2006, até chegar à Presidência da Assembleia. O documentário registra ainda a vinda de Evangelista, de São João Batista, menino humilde aos sete anos para São Luís, passando a morar no bairro do São Francisco, que adulto virou comerciário da Rua Grande e líder comunitário. Anos depois se tornou político de mandato e como vereador foi presidente da Câmara Municipal e como deputado estadual foi o presidente que finalizou a construção e entregou a nova sede da Assembleia, antes de morrer vítima de câncer, como lembrou o próprio filho Neto Evangelista. Outros depoimentos exibidos pelo documentário são dos deputados Marcelo Tavares (PSB) e Raimundo Cutrim (DEM), que destacaram o caráter de João Evangelista; e dos amigos Walter Silva e Osmar Gomes, além do ex-governador Zé Reinaldo Tavares. “O João Evangelista era um companheiro muito leal”, disse o ex-governador.