Neto Evangelista destaca pontos positivos da conferência da Unale

Agência Assembleia
24/05/2011 00h00 - Atualizado em 24/05/2011 16h57

Neto Evangelista destaca pontos positivos da conferência da Unale

Em pronunciamento da tribuna, o deputado Neto Evangelista (PSDB) destacou, na sessão desta terça-feira (24), a participação de um grupo de parlamentares maranhenses na 15ª Conferência da União Nacional dos Legislativos (Unale), realizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A comitiva foi integrada pelo próprio parlamentar tucano, Edilázio Júnior (PV), Vianey Bringel (PMDB), Hélio Soares (PP), Carlos Filho (PV) e Hemetério Weba (PV). Neto Evangelista garantiu que na conferência foram debatidos temas importantes para o país, como a proposta de reforma política, e destacou a palestra feita pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), mestre em Direito administrativo e um dos responsáveis pelo sucesso da administração do ex-governador Aécio Neves, também do PSDB. Evangelista disse que agora o governador Anastasia vem fazendo um brilhante trabalho e mostrou suas experiências para a Conferência da Unale. Disse também que houve palestra do ex-iatista olímpico Lars Grael, colocando questões relacionadas à Copa do Mundo de Futebol no Brasil, e de outros nomes falando dos prós e contras, os impactos depois da Copa, inclusive, a participação que as cidades que não vão sediar jogos podem ter em 2014. Outro ponto destacado pelo parlamentar no encontro da Unale foi a reforma política, debatida com o presidente da Comissão de Reforma Política da Câmara, deputado Almeida Lima e pelo relator, deputado Henrique Fontana. “Uma coisa nos preocupou é quanto ao sistema que vai ser aplicado para nossas eleições de vereador, deputado Estadual e deputado Federal. O Brasil agora tenta emplacar um novo sistema eleitoral, o sistema de lista fechada, que, na ocasião, tivemos a oportunidade de nos pronunciar e colocar ao presidente daquela Comissão o nosso posicionamento contrário à lista fechada”, contou Neto Evangelista. Evangelista afirmou que o presidente da Comissão pediu que quando a comitiva maranhense retornasse ao Estado conversassem com o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), para que seja feito um manifesto em maioria absoluta de cada Casa, para levar às Comissões tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados. Garantiu ainda sentir que a maioria da Casa será contra a lista fechada e lembrou que o assunto pode ser debatido na audiência pública que a Assembleia realiza na quinta-feira, para discutir a reforma política. VÁRIOS APARTES Vários deputados fizeram apartes ao pronunciamento de Neto Evangelista, compactuando com as preocupações dele manifestadas em relação ao futuro que a reforma política poderá trazer. Foram eles Bira do Pindaré (PT), Hélio Soares (PP), André Fufuca (PSDB), Eduardo Braide (PMN), Elizane Gama (PPS) e Magno Bacelar (PV). Evangelista parabenizou também a posse do novo presidente da Unale, deputado Luiz Schafer Tchê, do Acre, que conclamou os deputados a fazerem marcha até o Congresso Nacional para não permitir a aprovação da lista fechada.