Gardênia reafirma que haverá licitação para transporte coletivo em São Luís

Agência Assembleia
24/05/2011 00h00 - Atualizado em 24/05/2011 18h36

Gardênia reafirma que haverá licitação para transporte coletivo em São Luís

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) fez um apelo, na manhã desta terça-feira (24), para que trabalhadores e empresários do setor rodoviário façam um acordo, de modo a encerrar, o quanto antes, a greve que deixou paralisado todo o sistema de transporte coletivo de São Luís. Em seu discurso, a deputada lembrou que o prefeito João Castelo (PSDB), desde que tomou posse no Palácio La Ravardière, vem trabalhando para a melhoria do sistema público de transporte de passageiros. Gardênia Castelo lembrou que, no dia 10 de maio passado, o prefeito João Castelo criou, por meio do Decreto nº 41.083 de 2011, a Comissão de Licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís. Segundo a deputada, a comissão já foi instalada e tem como propósito realizar estudos e apresentar estratégias para melhorias do transporte público da capital. O objetivo do grupo, de acordo com Gardênia Castelo, é licitar todo o sistema de transporte coletivo de São Luís de maneira a permitir que a coletividade seja mais bem assistida pelos ônibus, após estudo das atuais linhas e de todo o sistema. A licitação será de caráter nacional, ou seja, poderão concorrer empresas de todo o país, desde que atendam aos rigorosos critérios estabelecidos no edital. Para a deputada, esta medida permitirá que o município tenha melhores condições de cobrança dos serviços, exigindo que as empresas cumpram com mais presteza as demandas da população e as suas obrigações contratuais. “Com a licitação e a efetiva contratação dos serviços prestados ao usuário do transporte coletivo da cidade, as regras serão claras quanto à responsabilidade das partes envolvidas”, ressaltou Gardênia. Ela acrescentou que “a população contará com um número mais adequado de ônibus, veículos mais novos, modernos e eficientes, todos equipados com três portas e elevadores, além de viabilização de novas linhas que atendam melhor aos anseios de todos”. Ao encerrar seu discurso, Gardênia Castelo foi enfática ao afirmar que a Prefeitura de São Luís está preparando uma grande concorrência pública nacional para que a capital maranhense possa efetivamente dispor de empresas que tenham condições de melhor atender à população. “Não estou aqui a crucificar ninguém, mas é preciso que se melhore o sistema de transporte na nossa cidade. E exatamente por isso será feito o que não foi feito. A Prefeitura dá a concessão, mas infelizmente o que tem aí, até onde eu sei não foi licitado. Existem contratos precários e de fato, precisa sim, haver uma licitação com regras claras para que a Prefeitura e a cidade não assistam mais o que vem acontecendo”, afirmou Gardênia Castelo, ao final de seu pronunciamento.