Cutrim critica propaganda com manifestações favoráveis ao IPTU

Agência Assembleia
30/05/2011 00h00 - Atualizado em 30/05/2011 19h56

Cutrim critica propaganda com manifestações favoráveis ao IPTU

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) criticou, nesta segunda-feira (30), a propaganda veiculada pela Prefeitura de São Luís, na qual diversas pessoas se manifestam favoráveis aos novos critérios de cobrança do IPTU, assim como a atitude de alguns vereadores da Câmara Municipal de São Luís, que divulgaram uma nota de repúdio dirigida aos deputados que apontam fraude no procedimento. Para Raimundo Cutrim, as duas situações (propaganda e nota de repúdio) revelam o caminho político-partidário que a questão tomou. “O que a gente está acompanhando é que, na grande maioria, são pessoas ligadas ao prefeito Castelo. Isso é vergonhoso”, avaliou. Raimundo Cutrim esclareceu que a intenção dos deputados que denunciaram a fraude na ata de elaboração da planta genérica do IPTU não foi para induzir as pessoas a não pagarem o imposto, mas sim no sentido de denunciar uma fraude que viciou o processo. “Se houve fraude, há um crime e ele deve ser apurado”, defendeu. Na avaliação do deputado, o prefeito João Castelo tem conhecimento da irregularidade, pois o fato ficou comprovado quando diversas autoridades representativas procuraram a imprensa para negar sua assinatura na ata. “Então, não tem o que se discutir”, declarou. Cutrim citou como exemplo de distorção na cobrança do imposto duas residências vizinhas (separadas pelo muro), que têm o mesmo tamanho (20x40), localizadas no bairro Calhau: uma recebeu um boleto com o valor de R$ 7 mil e a outra o imposto saltou para R$ 18 mil. “Então se verifica que não houve nenhum critério para que fosse cobrado esse IPTU”. A nota de repúdio divulgada por vereadores da Câmara Municipal de São Luís contra deputados estaduais também foi alvo de críticas de Cutrim. Na sua avaliação, os vereadores estão acobertando um crime. “Quer dizer que a gente não pode denunciar as mazelas da desorganização desse município que está aí? Isso é uma vergonha”, disse.