Problemas em telefonia serão discutidos em Grajaú

Agência Assembleia
30/05/2011 00h00 - Atualizado em 31/05/2011 09h15

Problemas em telefonia serão discutidos em Grajaú

Grajaú cidade localizada na região centro-sul maranhense, a 580 quilômetros da capital São Luís será sede, nesta terça-feira (1º), de uma grande audiência pública responsável por discutir os problemas encontrados na prestação dos serviços de telefonia móvel na cidade e região. O objetivo é ouvir as reivindicações da população e debater possíveis soluções com representantes do poder público, da agência reguladora Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e com as empresas que prestam serviços de telefonia. A audiência, solicitada pelo vice-presidente da comissão interna de Assuntos Econômicos, deputado Zé Carlos (PT), está marcada para as 9h30, na Câmara de Vereadores do Município, com mediação do próprio parlamentar. Também participarão das discussões representantes dos ministérios públicos Federal e Estadual, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Sedh), da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), do Procon, da Anatel e os representantes regionais das operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro. Os prefeitos que compõem toda a região também foram convidados a participar da audiência, assim como os juízes das comarcas de Grajaú e Balsas. A participação popular na sessão está prevista através dos representantes de movimentos sociais locais. Além da audiência na cidade, uma segunda será realizada em Balsas [região sul], com a presença do presidente da comissão temática [Assuntos Econômicos], deputado Edson Araújo (PSL) para colocar em debate os mesmos problemas que atingem a uma população estimada em pelo menos 200 mil habitantes nas duas cidades. TÍTULO A audiência pública em Grajaú será apenas o primeiro evento do qual o deputado Zé Carlos participará. Nesta quarta-feira (2) o parlamentar receberá o título de cidadão grajauense e também estará presente à cerimônia de assinatura de contrato para instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), uma antiga reivindicação dos moradores locais e do deputado, desde quando era superintendente regional da instituição financeira. QUEIXA-CRIME Durante visita à região de Grajaú, o deputado presenciou a má conservação de um trecho de aproximadamente 70 quilômetros da BR-226. Através de sua assessoria ele informou que fará uma denúncia no plenário da Assembleia Legislativa e uma queixa-crime junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), para que sejam apuradas as responsabilidades da empresa Esse Engenharia, contratada para realizar as obras de recuperação da rodovia. O grande paradoxo verificado pelo parlamentar é que as obras de recuperação da BR foram iniciadas em fevereiro e pouco mais de três meses elas não foram concluídas e em alguns trechos já há a necessidade de novos reparos.