Deputado Hélio Soares destaca importância do asfaltamento da MA-306

Agência assembléia
01/06/2011 00h00 - Atualizado em 01/06/2011 17h12

Deputado Hélio Soares destaca importância do asfaltamento da MA-306

O deputado Hélio Soares (PP) anunciou na sessão desta quarta-feira (1º) a liberação, pelo governo do Estado, do asfaltamento da MA-306, no trecho que compreende o município de Maracaçumé a Centro Novo do Maranhão. Ele agradeceu a governadora Roseana Sarney (PMDB) por ter sido sensível aos apelos dos deputados que defendem, principalmente, a região da Baixada. “Essa MA é de fundamental importância, principalmente porque ela percorre o rio Gurupi, paralelamente, até a divisa com o Pará”, disse Hélio Soares. Ele afirmou que em Maracaçumé, que faz divisa com a fronteira do Pará, mais precisamente com o município de Paraguaminas, tem um acentuado desenvolvimento agropecuário, inclusive com a exportação de gado para o Oriente Médio. “Está havendo uma evasão de renda enorme. Por isso, é fundamental o nosso estado fazer uma parceria do com o governo do Pará para que este problema seja resolvido”. Hélio Soares afirmou que o trecho do Maranhão compreende aproximadamente 100 KM de asfalto, e, o do Pará, 30Km. Segundo ele, este asfaltamento vai aumentar a arrecadação de impostos, tendo em vistas que a mineradora Jaguar, que está sendo instalada no estado, vai precisar dessa estrada para escoar a sua produção. “Se nós conseguirmos essa parceria com o Estado do Pará, estaremos dando uma grande contribuição para o nosso Estado no que diz respeito ao desenvolvimento agropecuário, mineral e socioeconômico”, declarou Hélio. PRAIA DO ARAÇAGY Hélio Soares também agradeceu a governadora Roseana Sarney por ter manifestado preocupação em proteger os donos de bares e restaurantes da Praia do Araçagy. Na sessão de ontem o deputado usou a tribuna para denunciar a decisão do Departamento Regional de Patrimônio da União e do Ministério Público de retirar os donos das barracas, compreendendo cerca de 52 famílias, daquela área. Os órgãos alegam que os bares estão poluindo a região, mas segundo Hélio Soares, quem causa a maior poluição na área, “são os grileiros que invadiram a praia do Araçagy; muitos com construções faraônicas para fazer lazer na sexta-feira, sábado, domingo, ou seja, uma verdadeira baderna. Esses sim é que causam a poluição, pois jogam os esgotos direto das residências para a praia. Esses sim que tínhamos que tomar providências, porque são pessoas de poder aquisitivo altíssimo e que querem as residências ali só para banquetes e orgias”, disse. Segundo Hélio Soares, as famílias que estão lutando pela sobrevivência, educar os seus filhos, dar sustentabilidade econômica e social aos seus familiares, estão incomodados com a situação e preocupados com o seu futuro, visto que não têm como se estabilizarem em outra praia, uma vez que todos já têm os seus lugares determinados. O deputado voltou a pedir à Secretaria de Estado do Meio Ambiente para que envie os seus técnicos para visitar as praias, assim como outros locais, a exemplo da Lagoa da Jansen. Segundo Hélio Soares, nesse local, a Construtora Sá Cavalcante aterrou o lençol freático. “Ali quando chove a água não tem por onde sair. Os donos dessa construtora deitam e rolam, não respeitam as leis, ficam depredando o meio ambiente. Eles fazem isso porque o poder econômico é muito forte; estão construindo 10 prédios, mas não se preocuparam em preservar o lençol freático daquele local”, disparou Hélio Soares. Ele também voltou a denunciar o aterramento que esta construtora está fazendo numa área localizada no Maranhão Novo, local aonde será construindo um shopping Center. “Esta Casa tem como objetivo principal proteger o cidadão, por isso estou registrando estes fatos para que tomemos as devidas providências”.