Rigo defende a descentralização dos recursos do SUS

Assecom/Gab. do dep. Rigo Teles
02/06/2011 00h00 - Atualizado em 04/06/2011 17h26

Rigo defende a descentralização dos recursos do SUS

O vice-líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão (BPM) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles (PV), defendeu na manhã desta quinta-feira (2), durante entrevista ao programa “Portal da Assembléia” - a descentralização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas 19 macrorregiões do Estado do Maranhão. Para Rigo, não podemos concentrar os recursos na capital e ignorar as necessidades da população interiorana. Teles entende que com a descentralização, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fiscalizará a aplicação dos recursos, e as regionais vão se desenvolver e colaborar para melhor atender a população. Durante a solenidade de apresentação do programa Saúde é Vida, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, revelou que para manter cada um dos 72 hospitais a serem entregues pelo Governo do Estado até no mês de julho deste ano, o Ministério da Saúde (MS) garantiu um repasse de até R$ 200 mil mensais. Rigo Teles reconhece que o repasse é pouco e a contrapartida dos municípios é muito grande. “A própria governadora Roseana Sarney (PMDB) e o secretário da saúde, Ricardo Murad, prometeram se reunir novamente com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, para propor um aumento do repasse do SUS”, revelou. DIVISÃO DE RECURSOS Abordado pelo jornalista Adalberto Melo e pela jornalista Cristiane Moraes, a respeito da Marcha à Brasília, promovida pela Federação dos Prefeitos do Estado do Maranhão (FAMEM), Rigo Teles disse que os prefeitos conseguiram o aumento do repasse do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). Por outro lado, Rigo Teles garante que alguns pontos das reivindicações dos prefeitos estão pendentes. Rigo citou como exemplo a divisão dos royalites e dos recursos do SUS que, segundo ele, são indispensáveis para o desenvolvimento dos municípios brasileiros, principalmente dos mais pobres. Na entrevista, Rigo Teles informou que soube, por meio da própria governadora Roseana Sarney (PMDB) e do secretário Ricardo Murad, que cerca de 60% dos 72 hospitais do programa “Saúde é Vida” serão entregues entre os meses de junho e julho deste ano. O parlamentar reconhece a preocupação de alguns prefeitos, que reclamavam da demora na entrega dos hospitais. “Algumas construtoras atrasaram obras por causa do rigor do inverno. Mas, o Governo do Estado está resolvendo o problema e entregará os hospitais no prazo prometido à população”, afirmou Rigo.