Assembléia Legislativa celebra os 85 anos de fundação de “O Imparcial”

Agência Assembleia
02/06/2011 00h00 - Atualizado em 03/06/2011 10h08

Assembléia Legislativa celebra os 85 anos de fundação de “O Imparcial”

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (2), uma sessão solene em homenagem ao transcurso dos 85 anos de fundação de “O Imparcial”. Durante a cerimônia, o deputado Afonso Manoel (PMDB), autor da proposição, destacou a importância do jornal como um dos veículos mais importantes de toda a história da imprensa no Maranhão. Ao abrir a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), também ressaltou a importância da homenagem, enfatizando que “O Imparcial” representa “uma escola de informação e uma escola para toda a imprensa nacional”. Para Arnaldo Melo, O Imparcial “é um grande patrimônio do Maranhão”. Além de diversos profissionais da imprensa, diretores e funcionários de “O Imparcial”, a sessão solene contou também com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jamil Gedeon; do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; da vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe; do secretário adjunto da Casa Civil, Antonio José Muniz, e do vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Douglas Pinho. Em seu discurso, o deputado Afonso Manoel fez um relato da história de “O Imparcial”, frisando que o jornal hoje possui um dos mais modernos parques gráficos do Estado. “Mas nem sempre foi assim”, frisou Afonso Manoel, lembrando que até a década de 90 não houve grandes mudanças na forma de fazer o jornal. As impressões passaram décadas entres as prensas a quente, a frio, a impressão por linotipo e o papel fotográfico, até alcançar os sistemas digitais com a chegada das plataformas atuais para computadores no início da década de 90. “A partir daí”, afirmou Afonso Manoel, “ as novidades não pararam de chegar. Quase anualmente há atualizações da tecnologia existente. E hoje ‘O Imparcial’ dispõe de uma impressão com torre gráfica. Quem lê os jornais impressos na Europa, nos Estados Unidos, verifica que a redação jornalística foi transformada em laboratório industrial de produção de notícias sérias, profundas, confiáveis e bem escritas, por isso não podemos deixar de parabenizar ‘O Imparcial’, que sem sombra de dúvida se identifica e realiza da mesma forma que a imprensa do Primeiro Mundo”. Depois de lembrar que, durante seis anos, foi diretor da Rádio Educadora, o deputado Afonso Manoel disse que “O Imparcial” merece ser homenageado também como forma de celebração da liberdade de imprensa. “Porque a nossa democracia se fortalece por meio de práticas diárias, como os diferentes processos eleitorais. As discussões que a sociedade trava e que leva até as suas representações políticas e, sobretudo, pela atividade da liberdade de opinião e de expressão e, obviamente, uma liberdade que se alicerça também na liberdade de crítica”, frisou Afonso Manoel. Ele encerrou seu pronunciamento com uma homenagem especial ao diretor-presidente de “O Imparcial”, o jornalista Pedro Freire, e ao diretor de Redação, o jornalista Raimundo Borges. Em seu discurso, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro (PTB), prestou homenagem ao “O Imparcial”, dizendo que a grandeza deste jornal deve-se também ao trabalho de um grande brasileiro: o jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand que, além de fundador da televisão no Brasil, criou uma rede de jornais em todo o país, e entre eles se inclui “O Imparcial”. Manoel Ribeiro destacou que por “O Imparcial” passaram sucessivas gerações de jornalistas, como José Sarney, Josué Montello, José Louzeiro, Bandeira Tribuzi, Benedito Buzar, Bernardo Almeida, Erasmo Dias, Pires Sabóia, dentre outros nomes. Ao encerrar sua fala, Manoel Ribeiro sugeriu que a Assembleia promova uma exposição com o acervo de fotografias produzido pelo jornalista Raimundo Borges, à época em que trabalhou como fotógrafo em diversos periódicos de São Luís. O deputado Neto Evangelista (PSDB), em seu pronunciamento, destacou “O Imparcial” como “o jornal mais experiente de nosso Estado, um espaço democrático que precisa ser preservado e cada vez mais valorizado”. O deputado Magno Bacelar (PV) disse que, com a homenagem a “O Imparcial”, a Assembleia Legislativa presta uma justa homenagem a toda a imprensa maranhense, extensiva também ao “Jornal Pequeno” e ao jornal “O Estado do Maranhão”. Ele frisou que o fundador dos Diários Associados, Assis Chateaubriad, fez um trabalho extraordinário para consolidar a imprensa no Brasil. No encerraento da sessão solene, o diretor-presidente de “O Imparcial”, jornalista Pedro Freire, recebeu das mãos do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, uma placa comemorativa dos 85 anos de fundação do jornal. Em seu discurso, Pedro Freire fez um relato da história de “O Imparcial”, lembrando que está há 43 anos neste jornal, onde começou a trabalhar como revisor. Pedro Freire assinalou o trabalho intenso para manter o veículo atualizado, com nova roupagem gráfica e visual, com máquinas modernas, e com a preocupação permanente de oferecer um conteúdo de qualidade cada vez mais aprimorada ao leitor. Lembrou que a empresa lançou um jornal popular, o “Aqui Maranhão”, que hoje representa um sucesso editorial, com uma tiragem de cerca de 50 mil exemplares. Ao encerrar seu discurso, Pedro Freire, falando em nome dos diretores e dos funcionários do jornal, agradeceu aos deputados a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa a “O Imparcial”.