Hélio denuncia consórcio responsável pela construção de hidrelétrica

Agência Assembleia
02/06/2011 00h00 - Atualizado em 02/06/2011 16h33

Hélio denuncia consórcio responsável pela construção de hidrelétrica

O deputado Hélio Soares (PP), em pronunciamento feito na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (2), afirmou que algumas empresas que se instalam no Maranhão estão induzindo os gestores públicos com relação ao pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), com a promessa de fazer investimentos. Ele disse que essa medida não está recompensando os estragos que estão ocorrendo ao meio ambiente. Para o parlamentar, o Ceste, que está construindo uma hidrelétrica no município de Estreito, causou estragos irreparáveis ao meio ambiente, causando a morte de dezenas de peixes somente no teste da primeira turbina. “Imaginem quando o Ceste colocar as outras turbinas pra funcionar. O progresso é importante sim, mas, o mais importante ainda é a preservação do cidadão, do meio ambiente. Não adianta um progresso sem regras, com desrespeit, com invasão de domicílio como está acontecendo em Carolina e Estreito”, afirmou. Hélio Soares disse ainda que o Ceste induziu a administração municipal daquela cidade para que o Código Fiscal de Estreito estabelecesse um percentual de cerca de 0,8 de ISS, mas o prefeito Zequinha Coelho conseguiu fazer uma modificação elevando para 1,6%. “Essa elevação do imposto é insignificante para os riscos e investimentos que a Ceste fez lá em Estreito. É um município que precisa de investimentos, precisa crescer, mas com responsabilidade. Nós temos que tomar cuidado com o Ceste, pois o que vai ficar nessa cidade é o rombo social”, alertou. Hélio Soares também disse que a Vale do Rio Doce está causando devastação com a expansão dos trilhos. “Nós temos que ficar atentos, acompanhar que os investimentos de bilhões de reais, porque o que nós vemos, por exemplo, lá no Anjo da Guarda, é esgoto a céu aberto; é o muro de Berlim, com cães dentro, pra ninguém entrar”.