Galeria do plenário passará a se chamar "Galeria João Evangelista"

Viviane Menezes
Agência Assembleia
03/06/2011 00h00 - Atualizado em 03/06/2011 17h54

A Assembleia Legislativa aprovou na última terça-feira (31), em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Resolução Legislativa, de iniciativa do deputado César Pires (DEM), que denomina Deputado João Evangelista a Galeria do Plenário Nagib Haickel. Galeria é o espaço destinado à população para acompanhar as sessões legislativas. A homenagem ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado João Evangelista, foi feita na semana em que ele completaria 54 anos (03 de junho), refletindo o reconhecimento ao legado que inaugurou uma nova fase no parlamento maranhense. A previsão é de que o projeto seja votado em segundo turno na próxima segunda-feira (6), sendo posteriormente promulgado. Evangelista foi eleito presidente no biênio 2005/2006 e reeleito para o biênio 2007/2008. Foi durante suas gestões que a Assembleia adquiriu o marco de “Casa do Povo”, popularidade que perdura até os dias atuais. Daí a simbologia de dar o seu nome a um espaço reservado ao povo. No biênio 2007/2008, o autor da proposta, deputado César Pires, ocupou o cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora. Em decorrência dos graves problemas de saúde que enfrentava, Evangelista delegou a César Pires missões que se concretizaram e refletiram em marcos históricos responsáveis pela revitalização do legislativo maranhense, fundamentados na democracia como princípio da sustentabilidade. Marcou a nova fase, entre outras ações, a criação da Fundação Rádio e Televisão, que permitiu a implantação da TV Assembleia, assim como a criação da Escola e da Biblioteca do Legislativo e a inauguração da nova sede do poder. BIOGRAFIA Nascido em 3 de junho de 1957, João Evangelista era natural de São João Batista (a 280 quilômetros de São Luís). Na capital foi eleito vereador em 1988 e reeleito em 1992, sendo o vereador mais votado naquela oportunidade. Elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 1994, o segundo parlamentar mais votado naquela legislatura e, nas eleições seguintes (1998-2002-2006), conquistou mais três mandatos. Em 1998 presidiu a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa e em 2001 licenciou-se para exercer o cargo de Gerente de Estado da Regional de Zé Doca. João Evangelista foi eleito presidente da Assembleia no biênio 2005/2006 e reeleito para o biênio 2007/2008. No exercício do seu último mandato, faleceu no dia 15 de maio de 2010.