AL protocola pedido de criação do município Palmeiral do Mearim

Viviane Menezes
Agência Assembleia
06/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

A Assembleia Legislativa protocolou, nesta segunda-feira (6), o pedido de criação do município Palmeiral do Mearim, hoje povoado de Esperantinópolis. O ato contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes (deputado licenciado), e também tem o apoio dos deputados Roberto Costa (PMDB) e Raimundo Louro (PR). Banhada pelo rio Mearim e localizada a 10 quilômetros de Esperantinópolis, o povoado Palmeiral tem uma população estimada em 7.500 mil habitantes, dos quais 3.562 são eleitores. Segundo representantes da comissão pró-emancipação, Raimundo dos Santos Silva (presidente) e Cleudia de Lima Cavalcante (relatora), a área a ser emancipada abriga outros 31 povoados. Além da comissão pró-emancipação, em Palmeiral também foi criada outra comissão, composta por seis vereadores da Câmara Municipal de Esperantinópolis. Participaram do ato na Assembleia Legislativa os vereadores Edízio Gomes da Silva e Ivan Bezerra da Silva. Victor Mendes destacou que a localização de Palmeiral é geograficamente estratégica, banhada pelo rio Mearim, situação que favorece a produção agrícola e pecuária. Na avaliação do secretário, a descentralização traz pontos positivos para o desenvolvimento do Estado, pois diminui a pobreza e distribui melhor a renda. Ele afirmou que dos povoados emancipados no Maranhão todos se desenvolveram. “Se ainda fossem povoados, não estariam melhor do que estão hoje. Por isso sou um defensor desse movimento”, declarou Victor Mendes.