Petista Francisca Primo defende criação do município Vale do Pindaré

Agência Assembleia
08/06/2011 00h00 - Atualizado em 08/06/2011 18h12

Petista Francisca Primo defende criação do município Vale do Pindaré

A deputada Francisca Primo (PT) protocolou na manhã desta quarta-feira (8) requerimento solicitando a criação do município Vale do Pindaré, a ser desmembrado do município de Buriticupu. A área a ser emancipada é mais conhecida pelos nomes de povoado Presa de Porco e Vila Pindaré. Ao apostar na emancipação como um caminho seguro para o desenvolvimento regional, Francisca Primo apontou a grande extensão territorial como um obstáculo para distribuição de recursos de forma equitativa. O povoado Vila Pindaré, por exemplo, fica a 64 quilômetros da sede de Buriticupu. Com uma população estimada em mais de 10 mil habitantes, dos quais aproximadamente quatro mil são eleitores, a região da Vila Pindaré tem o rio Pindaré como limite e se destaca, no aspecto econômico, pela produção agrícola (arroz, mandioca, feijão e milho), pela pecuária e pelo comércio. Participaram do ato de entrega do requerimento na Assembleia Legislativa membros da comissão regional de emancipação Raimundo Gomes (presidente) e Francisco Ferreira de Sousa (primeiro fiscal) e o representante da comunidade, Francisco Silva de Azevedo. Até o final da manhã desta quarta-feira (8) foram protocolados 53 requerimentos de criação de novos municípios. O prazo para pleitear emancipação, que é de 30 dias, encerra no próximo dia 11 (sábado), às 18h. Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo de viabilidade técnica para a criação de novos municípios, Nilton Calado, a estimativa é que esse número ultrapasse 60 pedidos.