Raimundo Louro defende criação do município Palmeiral, nos Cocais

Agência Assembleia
09/06/2011 00h00 - Atualizado em 09/06/2011 18h02

Raimundo Louro defende criação do município Palmeiral, nos Cocais

O deputado estadual Raimundo Louro (PR) protocolou na manhã desta quinta-feira (9) requerimento solicitando a criação do município de Palmeiral, a ser desmembrado de Esperantinópolis, região do Médio Mearim. “Com a emancipação, cresce Palmeiral, cresce Esperantinópolis”, avaliou Raimundo Louro. Em reconhecimento ao apoio que recebeu em Palmeiral, onde foi o deputado mais votado nas eleições de 2010, com 80% dos votos válidos, Raimundo Louro participou, ao lado da comunidade, de todo processo de elaboração dos estudos preparatórios para a criação do município, que culminou com a elaboração do documento protocolado na Assembleia. Membro da Comissão de Assuntos Municipais, Raimundo Louro representou a Assembleia Legislativa durante a audiência pública realizada no povoado Palmeiral para discutir a emancipação. A audiência contou com a presença maciça da Câmara de Vereadores de Esperantinópolis e do chefe do Executivo, prefeito Mário Jorge. O deputado também esteve ao lado da comunidade durante o encontro realizado em São Luís, no MultiCenter Sebrae, que reuniu caravanas de vários povoados do Maranhão favoráveis à criação de novos municípios. Raimundo Louro destacou que o ato de protocolar o requerimento é apenas o primeiro passo dentre tantos outros necessários para concretizar a emancipação. Na próxima etapa, a Assembleia Legislativa iniciará os estudos de viabilidade municipal através da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos de Criação de Municípios. A proposta será ainda submetida ao crivo das Comissões de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e de Constituição e Justiça. O deputado apontou o plebiscito como a principal etapa do processo de emancipação, oportunidade em que toda a população da área a ser emancipada e do município de origem será consultada. “Quem vai dar a palavra final é a comunidade”, reforçou. CRITÉRIOS TÉCNICOS Sobre as condições econômico-financeiras do povoado Palmeiral, Raimundo Louro destacou que a região é banhada pelo rio Mearim e, além do potencial turístico, também tem forte vocação para a produção a agrícola, pesca e pecuária. A área a ser emancipada abriga outros 31 povoados, que juntos somam uma população de 7.500 mil habitantes, com mais de três mil eleitores. Na avaliação de Raimundo Louro, a emancipação trará resultados positivos tanto para Palmeiral quanto para Esperantinópolis, pois os recursos podem ter destinação mais eficiente dentro de um espaço territorial menor. Raimundo Louro afirmou que o povoado de Palmeiral é carente de investimentos em diversas áreas, principalmente na educação e na saúde. Com o objetivo de amenizar os problemas, ele afirmou que destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares em benefício de Palmeiral. Parte da emenda será destinada à construção de um posto de saúde e aquisição de uma ambulância.