AL recebe visita de integrantes do Projeto “Informante Anfitrião”

Ribamar Santana
Agência Assembleia
13/06/2011 00h00 - Atualizado em 13/06/2011 20h01

AL recebe visita de integrantes do Projeto “Informante Anfitrião”

A Assembleia Legislativa recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita de integrantes do projeto “Informante Anfitrião” desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por intermédio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Adolescente (Semcas), implantado em 2009, constituído por idosos, adolescentes e de pessoas com deficiência. O objetivo é informar os visitantes de São Luís sobre os pontos turísticos da cidade. A visita é mais uma ação do projeto “Legis Comunidade”, coordenado pela Diretoria de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, que tem por objetivo levar o Legislativo estadual à comunidade e trazer a comunidade ao Legislativo estadual. A equipe do “Informante Anfitrião” conheceu várias dependências da Casa, dentre as quais a TV Assembleia, a Escola do Legislativo, a Galeria e o Salão Nobre. Na Escola do Legislativo foram recepcionados pelo seu coordenador e diretor de Relações Institucionais, Ivan Sarney, que lhes apresentou as instalações da Casas e as funções desenvolvidas pelo Poder Legislativo estadual. “É com muita satisfação que recebemos vocês, nesta tarde, para que conheçam a sede e as atribuições do Poder Legislativo Estadual. É fundamental para a democracia de nosso país que, cada vez mais, haja uma aproximação dos poderes constituídos com a população”, esclareceu. Paula Jaciara Oliveira Gomes, 21 anos, portadora de deficiência, disse que é muito importante conhecer a Assembleia porque ajuda a fortalecer o projeto. “Eu ainda não conhecia a Assembleia e, agora, depois dessa visita vou poder informar aos nossos visitantes e as pessoas em geral sobre as atribuições e instalações do Poder Legislativo”, declarou. Já Maria Raimunda Moraes Barboza, 67 anos, afirmou que conhecer a Assembleia foi uma etapa fundamental para aperfeiçoar o projeto “Informante Anfitrião”. “Era o que estava nos faltando. Eu mesma ainda não conhecia a sede do Poder Legislativo Estadual e, agora, sinto-me muito mais cidadã e preparada para informar os nossos visitantes sobre as atribuições da Assembleia Legislativa do Estado”, comentou. O PROJETO O projeto “Informante Anfitrião” é desenvolvido desde 2009 pelas secretarias municipais de Turismo e da Criança e Assistência Social. Tem por objetivo prestar informações sobre os pontos turísticos de São Luís aos visitantes.Os integrantes do projeto são selecionados por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Luís dentre idosos, adolescentes e portadores de deficiência. São submetidos a uma capacitação de três meses, sendo dois de teoria e um de prática. Os selecionados são contratados por um ano e recebem uma bolsa-incentivo no valor de meio salário mínimo. Atualmente integram o projeto 21 adolescentes, cinco idosos e dois portadores de deficiência. O grupo presta serviço de terça a sexta-feira, à tarde, em 14 pontos turísticos de São Luís, dentre os quais a Igreja da Sé, Teatro Artur Azevedo, Feira da Praia Grande, Memorial Cristo Rei, Museu, Casa do “Nhozinho”, Casa da Festa, Centro de Criatividade Odylio Costa Filho. São coordenados por Maria do Carmo Gurá e Cássia Maciel, da Semcas, e Fernanda Batalha e Cyntia Cristina Aragão, da Setur.