Antonio Pereira convida parlamentares para debate sobre a regionalização da saúde

Assecom/Gabinete do dep. Antonio Pereira
14/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Antonio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (14), para convidar todos os colegas deputados a participar na próxima quinta-feira (16), a partir das 8h, no Hotel Louzeiros, de um debate decisivo acerca da regionalização de saúde no Estado do Maranhão. O debate será promovido pela Federação dos Prefeitos do Estado do Maranhão (Famem), que já enviou convites a todos os 217 prefeitos maranhenses, ao secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, aos secretários municipais de saúde, e a diversas autoridades ligadas ao setor de saúde pública do Maranhão. Para Antonio Pereira, é extremamente importante que todos os deputados participem do debate e convidem seus prefeitos correligionários políticos para prestigiar a reunião. “Vamos estar diante de uma das mais importantes reuniões políticas do ano de 2011”, afirmou. O democrata informa que a idéia da Famem é promover o último passo para a regionalização da Saúde do Maranhão, buscando a localização, a referência e a contra referência de cada município beneficiado com o nosso sistema de gestão pública. Durante a reunião, serão formadas mesas redondas, com representantes das unidades regionais de saúde, propostas pelo governo do Estado. Cada mesa redonda participará das discussões sobre o fluxo natural e cultural de cada cidade e de cada região do Estado do Maranhão. A PROPOSTA A Famem, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa enviaram ofício ao secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, detalhando a proposta de regionalização das três entidades no setor de saúde pública. Segundo o entendimento do poder Legislativo e das entidades, o governo do Estado deve manter a divisão do Estado em 19 macro-regiões, que serão responsáveis pelo atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC. O assunto já foi discutido durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).