Eduardo Braide pede esforço conjunto para garantir recursos ao Maranhão

Lenno Edroaldo
Agência Assembleia
15/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

Membro da comissão interna de Obras e Serviços Públicos, o deputado Eduardo Braide (PMN) fez um apelo para que seus colegas de parlamento e toda a classe política do Estado trabalhem no sentido de que sejam assegurados recursos para obras nas BRs 135, 216 e 222 e para que os prazos referentes a estas intervenções sejam cumpridos. O pronunciamento de Braide teve por base a audiência pública realizada na tarde da última terça-feira (15), quando o superintendente regional do Departamento Nacional de Trânsito e Transporte (Dnit), Gerardo de Freitas Fernandes, e o representante da Polícia Rodoviária Federal, o engenheiro José Luiz, falaram sobre as obras de duplicação, segurança e trafegabilidade nestas rodovias. No relato sobre a audiência, o deputado fez uma explanação sobre cada uma das rodovias, iniciando pela BR-135, principal acesso terrestre à capital maranhense. Segundo Braide, dia 21 de junho será lançado, em Brasília, o edital de licitação nacional para obras que compreendem o trecho entre a Estiva e Miranda do Norte (localizado a 124 quilômetros de São Luís), por um prazo de até dois anos. No entanto, o parlamentar disse estar preocupado porque até o momento há recursos garantidos somente para a duplicação do primeiro trecho, entre a Estiva e Bacabaeira, de aproximadamente 58 quilômetros. Os lotes restantes, entre Bacabeira e Outeiro; e Outeiro até Miranda, ainda não possuem dotação e por isso necessitam dos esforços da bancada maranhense no Congresso, assim como toda a classe política local, para que sejam disponibilizados. “O que o superintendente do Dnit deixou bem claro foi a necessidade de união de toda classe política do Maranhão, principalmente no que diz respeito à bancada federal, os nossos senadores e os nossos deputados federais, para que possam ser assegurados no Orçamento da União recursos para o início e a conclusão do trecho dois, que vai de Bacabeira até Outeiro, e o trecho três que vai do Outeiro até Miranda”, afirmou. Sobre a BR-316, Braide ressaltou a importância de recuperação principalmente do trecho entre as cidades de Maracaçumé, Governador Nunes Freire e Zé Doca, interrompido pela erosão causada por fortes chuvas na região. Sobre as melhorias na BR-222, o parlamentar disse que as obras serão feitas através do Programa de Recuperação e Manutenção das Estradas, instituído pelo governo federal. “Imagino que com seu início a gente possa ver o quanto antes recuperadas as nossas BR’s”, disse Braide. PRAZOS Da mesma forma em que o deputado anunciou o cronograma de atividades para as rodovias, ele também chamou a atenção para que sejam cumpridos os prazos estabelecidos em cada um dos projetos. “Isso é o que nós temos que fazer agora, estar vigilantes quanto aos prazos, para que mais uma vez não venha a acontecer o ocorrido de outras vezes, quando prazos que foram dados não foram cumpridos”, alertou. Outra preocupação demonstrada pelo deputado em seu discurso diz respeito às obras de recuperação do Campo de Perizes (BR-135), antes mesmo do início da duplicação da rodovia. Segundo ele, a superintendência local do Dnit já solicitou aproximadamente R$ 3 milhões para que três centímetros da atual camada asfáltica seja fresada e uma nova seja colocada no lugar. “Não será uma duplicação fácil, como bem deixou claro o Superintendente do DNIT, por conta das desapropriações, das indenizações e todos sabemos a especulação que tomaram conta dos terrenos dos imóveis ali na cidade de Bacabeira e nas cidades das redondezas. Mas devemos ter um empenho como volto a dizer para poder finalizar o meu pronunciamento, de toda a classe política do Maranhão: primeiro para assegurar o recurso para que seja feita de forma integral, essa duplicação e segundo para que a gente possa estar vigilante quanto aos prazos que foram estabelecidos pelo Dnit”, finalizou.