Trabalhos da Frente da Baixada começam dia 1º de julho

O presidente da Frente, deputado Jota Pinto (PR), anuncia o novo calendário das audiências públicas que serão realizadas nos dias 1º, 2, 8 e 9 de julho, começando pelas regionais de Viana e São João Batista.

Marcelo Vieira
Agência Assembleia

20/06/2011 00h00 - Atualizado em 20/06/2011 19h37

Trabalhos da Frente da Baixada começam dia 1º de julho

A Assembleia Legislativa definiu, nesta segunda-feira (20), as novas datas das Audiências Públicas que serão realizadas pela Frente Parlamentar de Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense. De acordo com o presidente da Frente, deputado Jota Pinto (PR), o novo calendário prevê que as audiências acontecerão nos dias 1º e 2 de julho,nos municípios de Viana e São João Batista. Nos dias 8 e 9 será a vez dos municípios de Pinheiro e Cururupu receber a comitiva de parlamentares. A primeira etapa de audiências deveria ter acontecido nos dias 17 e 18 deste mês, nos municípios de Viana e São João Batista, respectivamente, mas foi adiada por conta do falecimento do deputado federal Luciano Moreira, na noite da última quinta-feira (16). Na regional de Viana, a audiência será realizada no Ginásio Poliesportivo, a partir das 9h, com a participação dos municípios de Anajatuba, Arari, Cajari, Conceição do Lago Açu, Igarapé do Meio, Monção, Pedro do Rosário, Penalva, Pindaré e Vitória do Mearim. Na regional de São João Batista, o encontro acontece na Colônia de Pescadores com a participação dos municípios de Cajapió, Matinha, Olinda Nova, São Bento e São Vicente de Férrer. A segunda etapa de audiências começa na regional de Pinheiro. O local escolhido é a Câmara Municipal e terá a participação dos municípios de Alcântara, Bacurituba, Bequimão, Palmeirândia, Peri-Mirim, Presidente Sarney e Santa Helena. A última audiência será na regional de Cururupu, no Palácio das Festas, e abrange os municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão. O objetivo da Frente é realizar um amplo debate para tratar das diretrizes de desenvolvimento de toda a Baixada. Após as visitas será elaborado um documento que será entregue ao governo do Estado. Fazem parte da Frente os deputados Jota Pinto (presidente), Hélio Soares (PP), Hemetério Weba (PV), Raimundo Cutrim (DEM), Alexandre Almeida (PTdoB), Edson Araújo (PSL), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), Manoel Ribeiro (PTB), Rogério Cafeteira (PMN) e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB). A microrregião da Baixada Maranhense é formada por 21 municípios e possui uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, distribuídos em uma área total de 17.579,366 km². Somadas às cidades do Litoral Norte, sobe para 34 o número de cidades que serão visitadas pela Frente.