Gardênia Castelo faz resumo das ações da Prefeitura de São Luís

Viviane Menezes
Agência Assembleia
21/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) fez um resumo nesta terça-feira (21) da agenda positiva da Prefeitura Municipal de São Luís, através de ações lançadas pelo prefeito João Castelo (PSDB) nos últimos quinze dias. “É importante que as ações positivas sejam sempre bem-vindas e, mais importante, que o prefeito possa receber o apoio de todos aqueles que dizem que gostam de São Luís”, declarou a parlamentar. Na tribuna da Assembleia Legislativa, Gardênia Castelo apresentou quatro projetos lançados no mês de junho pelo prefeito João Castelo: pavimentação de estradas da zona rural de São Luís; revitalização do Cine Roxy, que se transformará em um novo teatro muunicipal; programa Leite na Escola e a revitalização das avenidas de São Luís. A agenda positiva iniciou no dia 6 de junho, com a assinatura de uma ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de 56 quilômetros de estradas na zona rural de São Luís. Resultado de concorrência pública, o trabalho está orçado em R$ 14 milhões. Durante o pronunciamento, Gardênia Castelo fez questão de esclarecer que os serviços não tratam de uma simples operação tapa-buraco, mas de uma obra de pavimentação completa, envolvendo microdrenagem e até macrodrenagem (onde é preciso maior escoamento do volume de água), sarjeta, meio-fio, o preparo da base e, por fim, a pavimentação. Segundo Gardênia Castelo serão contempladas, na Zona Rural I de São Luís, as comunidades de Santa Bárbara (onde as obras já foram iniciadas), Vila Cascavel, São Raimundo, Vila Vitória, Tajaçuaba, Coquilho e Tagipuru. Na Zona Rural II (próximo à BR-135), as obras alcançarão as seguintes comunidades: Recanto Verde, Vila Esperança, Vila Primavera, Vila Industrial, Vila Nova República (Maracanã), Residencial 21 de abril (Maracanã), Distrito Industrial, Pedrinhas, Vila Samara, Coqueiro, Juçara, Estiva, Vila Santana, Itapeva, Quebra Pote, Vila Maranhão, Vila Tiradentes, Povoado do Taim, Rio dos Cachorros, Vila Colier, Vila Funil e Matadouros. As ações tiveram continuidade, no dia 08 de junho, com a ordem de serviço para a transformação do antigo Cine Roxy (rua do Egito - Centro) em um novo teatro municipal. Gardênia Castelo afirmou que este projeto é a apenas o primeiro, de um total de quatro, do “Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, resultado de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal. Dando continuidade à agenda positiva, no dia 9 de junho o prefeito João Castelo honrou com um dos seus principais compromissos de campanha, o programa Leite na Escola. Segundo a deputada, o projeto vai beneficiar 104 mil crianças da rede municipal de ensino, sendo 89.102 alunos do ensino fundamental e 129 creches conveniadas com a Prefeitura de São Luís. “Esse programa, além de evitar a evasão escolar, vai melhorar a qualidade de vida desses jovens”, avaliou Gardênia Castelo. Concluindo a agenda positiva do mês de junho, Gardênia Castelo destacou a ordem de serviço, assinada no dia 10 de junho, onde o prefeito João Castelo determina a macrorevitalização das principais avenidas de São Luís, somando 148 quilômetros. Ela ressaltou que esta obra deve ser executada pelos próximos sete meses. Mais uma vez Gardênia Castelo esclareceu que não se trata de uma simples operação tapa-buraco, mas uma revitalização profunda, que começará com a fresagem (retirada) do pavimento antigo, nos trechos mais danificados. O trabalho segue com a aplicação de uma nova camada asfáltica quente (CBUQ), acompanhada de uma reperfilagem (nivelamento dos pontos com depressões). Como complemento, será feita a recuperação da drenagem superficial, com melhorias de meios fios, sarjetas e implantação de drenagens profundas em pontos de alagamentos das vias. Depois será aplicado um microrrevestimento com polímeros, com a mesma qualidade do que é aplicado nas rodovias federais e, para rematar, a sinalização horizontal e vertical. De acordo com Gardênia Castelo, 24 avenidas de São Luís passarão pelo mesmo processo. “Não tenho dúvida que até o final do ano nossas principais avenidas estarão revitalizadas”, garantiu. Ao fim da explanação, Gardênia Castelo lançou um desafio: “Depois de executadas todas essas etapas, os deputados podem passar na Avenida Daniel de La Touche [por exemplo] e dizer se ela ficou boa ou não”. A deputada tucana afirmou ainda que a agenda positiva da Prefeitura de São Luís não encerrara por aí, pois novas ações serão anunciadas em breve. “Enquanto os cães ladram, a caravana passa e vai trabalhando”, declarou.