Léo Cunha defende desenvolvimento com respeito ao meio ambiente

Da Assecom/Gab. do dep. Leo Cunha
22/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

A importância em equilibrar o desenvolvimento econômico do Estado com preservação do meio ambiente foi o principal assunto destacado na tarde de terça-feira (21), pelo deputado Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, durante sua participação ao programa “Balança Capital”, da rádio Capital AM. Durante o programa com duração uma 1h30min, o parlamentar respondeu aos questionamentos feitos pelo apresentador Sergio Murilo e a perguntas feitas pelos ouvintes. Além da questão ambiental, ele destacou também os principais problemas enfrentados pela cidade de Imperatriz, e falou da necessidade da criação do Maranhão do Sul. Léo Cunha defendeu que todos os investimentos trazidos para o estado, estabeleçam um equilíbrio entre suas ações e a preservação do meio ambiente. “Sou a favor da implantação de grandes empreendimentos, mas não podemos esquecer que precisamos cuidar no nosso meio ambiente, para dar condições de sobrevivência ás gerações futuras”, enfatizou. Sobre o assunto, o deputado destacou o problema enfrentado atualmente pelo Maranhão, onde segundo pesquisa realizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), apenas 31% de todo lixo que produzido no Estado tem destinação adequada, ou seja, tratamento correto em aterros sanitários. O deputado enfatizou que grande parte desse lixo é produzida pela construção civil e que se houvessem condições adequadas seria facilmente reaproveitado: “esses resíduos seriam reutilizados em 100%, um grande desperdício,” lamentou. Ele chamou a atenção da situação da cidade de Imperatriz, onde além do lixo doméstico, o lixão da cidade, também recebe o lixo hospitalar. “Essa situação coloca a saúde das pessoas que ali trabalham catando lixo em risco de contaminação de várias doenças”, disse. Segundo o deputado, já existe um incinerador em funcionamento na cidade, mas que a Prefeitura de Imperatriz ainda não utiliza o serviço. Falando ainda da questão ambiental, Léo Cunha informou que apenas 5% das residências de Imperatriz possuem esgoto ligado à rede. A fim de solucionar o problema, ele destacou que a Assembleia já encaminhou uma indicação de sua autoria, solicitando que a rede de esgoto da cidade seja reformada e ampliada. MARANHÃO DO SUL Questionado sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, o deputado manifestou seu apoio e disse acreditar na viabilidade da emancipação. “Creio que é viável e acho muito importante para o crescimento da região sul do Estado. Esse é um sonho de todos nós. É preciso que tenhamos essa oportunidade de caminhar com nossas próprias pernas”, finalizou. Léo Cunha explicou que a cidade de Imperatriz, a exemplo da região Tocantina, têm tido um crescimento acelerado nos últimos anos, e que isso têm gerado muitos problemas estruturais ao município. “Nossa cidade atravessa hoje vários problemas. Não temos estrutura suficiente para receber os vários empreendimentos que estão chegando à região. Por isso creio que com a separação poderemos alcançar o desenvolvimento necessário”, explicou. Ele citou como exemplo da falta de estrutura do município, a atual situação do Corpo de Bombeiros da cidade, que há 25 anos quando foi instalado, deveria conta com um efetivo de pelo menos 400 homens, mas conta com apenas 64, e ainda deve atender praticamente a todas as cidades da região Tocantina. Na expectativa de oferecer melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros, o parlamentar já solicitou ao governo do Estado, que viabilize a ampliação do quartel e a compra de uma plataforma de combate a incêndio. “Essas são algumas ações que nós tomamos para que nossa cidade tenha uma estrutura melhor para oferecer, mas sabemos que ainda não é o suficiente, por isso, enfatizo mais uma vez que, apoio a criação do novo estado, porque entendo que isso nos dará melhores condições de crescimento”, concluiu o deputado.