Hélio Soares propõe convênio entre governo e Prefeitura de Timon

Da Assecom/Gab. do dep. Hélio Soares
22/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Hélio Soares (PP), em discurso proferido na sessão desta quarta-feira (22), na tribuna da Assembleia Legislativa, denunciou a peregrinação de maranhenses à cidade de Teresina (PI), em busca de tratamento médico. Segundo ele, os moradores, principalmente de Timon, na tentativa de conseguir o atendimento nos hospitais, estão comprando comprovantes de água, luz, telefone, para justificar domicílio naquela cidade. É que o Piauí atende somente os pacientes que for morador do Estado. “É uma situação alarmante, humilhante e vexatória para o Maranhão. Sabemos que a saúde é um problema nacional, entretanto, esta, como política pública, deve ser tratada como prioridade entre as demais”, afirmou Hélio Soares, sugerindo à governadora, Roseana Sarney que determine em regime de urgência a realização de um convênio entre o governo do Maranhão e a Prefeitura de Timon, com o objetivo de encontrarem soluções para o problema da saúde naquele município. A proposta de Hélio Soares é para governo do Maranhão dotar o município de Timon com uma infraestrutura de atendimento capaz e eficaz, para que eles façam seu tratamento lá mesmo na cidade, ou então, nos casos mais graves, realizar um convênio com o Estado do Piauí para que os maranhenses possam ter um atendimento digno. “O que queremos em nome do povo timonense é que o governo do nosso Estado e a Prefeitura de Timon tornem-se parceiros na área da saúde pública visando tirar àquela população da situação constrangedora provocada pela falta de um melhor atendimento médico-hospitalar”. Em parte o deputado Luciano Leitoa (PSB), que destacou a importância do pronunciamento de Hélio Soares, disse que a situação da saúde em Timon é realmente crítica. Ele disse ainda que, por ser daquela cidade, diariamente é cobrado pela população a falta de atendimento em Teresina, porém, afirmou que vai se informar para saber qual o real motivo que o Piauí está se negando a atender os pacientes do Maranhão, pois pelo que tem conhecimento é que “essa situação é em decorrência da quebra de repasse por parte do governo do Maranhão ao Estado do Piauí. Espero que o governo do Maranhão resolva a situação porque quem sofre com toda essa falta de atendimento é a população do nosso Estado”. O deputado Edilásio Júnior (PV), também culpou o governo do Maranhão pelo caos na saúde de Timon, devido a falta de repasse ao Piauí. “Nós pedimos que o governo do Estado olhe com uma ótica melhor aquele município”, disse o parlamentar, destacando o empenho da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal Sétimo Waquim para melhorar o setor da saúde daquele município”. O deputado Alexandre Almeida (PTdoB), confirmou o caos existente no sistema a saúde de Timon, porém disse que esse quadro não se deve em razão da falta de repasse ao Estado do Piauí, pois a Gestão de Saúde do município de Timon é plena, portanto, tem a responsabilidade com atenção básica e com a média complexidade; cabendo ao governo do Maranhão, o atendimento da alta complexidade. “O município de Timon recebe por mês ao algo em torno de R$ 1 milhão só para fazer a média complexidade, e pasmem não consegue gastar, ou não consegue informar, a produtividade em cima desse repasse que é feito para o município de Timon. O governo nunca se furtou de repassar o dinheiro correspondente aos pacientes atendidos do Maranhão, agora, eles não informam e, sem informar, não tem a mínima condição de se fazer o repasse. Ninguém vai adivinhar quantos pacientes do Maranhão são atendidos no Estado do Piauí”.