Raimundo Cutrim defende publicidade aos recursos de emendas parlamentares

Waldemar Têrr
Agência Assembleia
28/06/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) defendeu, na sessão desta terça-feira (8/06), maior publicidade em torno da destinação dos recursos das emendas parlamentares e solicitou que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa dê parecer favorável ao projeto de resolução de autoria dele, que determina a divulgação das emendas no site da AL. Raimundo Cutrim fez a defesa por conta da divulgação, nos blogs dos jornalistas Décio Sá e Cláudio Humberto, de denúncia apontando que parlamentares estariam trocando com deságio de 20 a 50 por cento os valores das emendas junto a agiotas. O deputado do DEM disse que a notícia macula a imagem do Legislativo Maranhense e condenou apenas que o suposto parlamentar que forneceu as informações aos jornalistas não tenha se identificado. Raimundo Cutrim lembrou que ele próprio fez denúncia semelhante, há alguns meses, da tribuna, mas assumiu a autoria. Diante da acusação, o parlamentar assegurou que a Assembleia precisa aprovar com urgência o projeto de resolução que determinação a divulgação dos destinos dados aos recursos de emendas parlamentares, e lembrou que cada um teve direito a R$ 2,5milhões. Raimundo Cutrim informou que quando forem liberados os recursos da emenda dele vai colocar na internet a relação de prefeituras que receberam verbas e os projetos aos quais foram destinados. O parlamentar do DEM pediu também que a Comissão de Obras da Assembleia apure a denúncia de que os prefeitos simulariam a destinação do dinheiro de emenda para estradas vicinais, cuja dificuldade de averiguação de que a obra foi realmente realizada é maior. APOIO O deputado Bira do Pindaré (PT) manifestou apoio à reivindicação feita por Raimundo Cutrim e defendeu que os recursos de emendas sejam distribuídos pelo Governo do Estado, sem discriminação partidária. Pindaré garantiu que o Governo Federal já faz isso, sem se preocupar com a cloração política do autor da emenda.