Projeto da Avenida Expressa apresentado na Assembleia

Explanação detalhada sobre a nova via que interligará vários bairros de São Luís foi feita pelo secretário Max Barros (Infraestrutura), durante audiência pública promovida pelas Comissões de Obras e de Orçamento.

Glaucio Ericeira
Agência Assembleia
30/06/2011 00h00 - Atualizado em 30/06/2011 17h31

Projeto da Avenida Expressa apresentado na Assembleia

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa, o secretário estadual Max Barros (Infraestrutura) apresentou o projeto de construção da chamada Avenida Expressa e os benefícios que a obra trará para a população de São Luís, em especial no que diz respeito ao problema dos congestionamentos verificados diariamente nas avenidas da capital. A referida audiência foi promovida, de forma conjunta, pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle e pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, presididas pelos deputados Alexandre Almeida (PT do B) e Raimundo Louro (PR), respectivamente. “O objetivo principal do encontro foi, em primeiro lugar, obter informações sobre os aspectos técnicos da obra e, em segundo lugar, conhecer mais sobre os benefícios que a mesma oferecerá ao povo de São Luís. A explanação do secretário Max Barros foi extremamente clara e pôde acabar com as dúvidas acerca de possíveis danos ambientais, por exemplo”, avaliou Alexandre Almeida. A Avenida Expressa, também conhecida como Via Expressa, ligará as Avenidas Carlos Cunha, Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche. Orçada em cerca de R$ 100 milhões, a Via terá aproximadamente 10 km de extensão e ligará dezenas de bairros. Seu trajeto terá como início a avenida Colares Moreira, no bairro Renascença II, passando pelas Avenidas Jornalista Ribamar Bogéa, Darci Ribeiro, Carlos Cunha, Daniel de La Touche e Jerônimo de Albuquerque. Possuirá três faixas, sendo uma exclusiva para ônibus, além de ciclovia e canteiro central totalmente urbanizado. “Elaboramos três cenários de traçados. O aprovado foi aquele que atendeu as seguintes exigências: menor custo para construção, não oferecimento de danos ambientais, ligação do maior número possível de bairros e baixo custo de desapropriação”, explicou Barros ressaltando que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) já concluiu a elaboração de todos os projetos técnicos da obra (geométrico, terraplanagem, drenagem, interseção, desapropriação, obras de arte especiais e iluminação pública). “Com a Avenida ou Via Expressa iremos reduzir, de forma considerável, o fluxo de veículos nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche. Isso significará acabar com os congestionamentos que, diariamente, atormentam a população de São Luís”, completou o secretário. EXECUÇÃO De acordo com Max Barros, a expectativa é de que a obra seja iniciada até o final de julho ou começo de agosto. A previsão é de que a Via Expressa seja inaugurada até o final de 2012, ano no qual São Luís completará 400 anos de fundação. “Esta obra reflete o desejo da governadora Roseana em fazer com que São Luís se desenvolva cada vez mais. Além dela, a Avenida Metropolitana e a Ponte 4º Centenário são outras duas importantes obras que o Governo do Estado, através da Sinfra, irá iniciar em breve”, disse Raimundo Louro. Também participaram da audiência pública os deputados Tatá Milhomem (DEM), Fábio Braga (PMDB), Rogério Cafeteira (PMN), Roberto Costa (PMDB), Magno Bacelar (PV), Vianey Bringel (PMDB), Valéria Macedo (PDT) e Afonso Manoel (PMDB); o diretor do Sindicato da Construção Civil do Estado do Maranhão, Iran Vidal; o representante da Fiema, Zeca Belo; além de representantes dos mais variados segmentos da sociedade maranhense interessados no tema.