Moradores apontam prioridades para a região da Baixada

Moradores de Viana e municípios adjacentes apresentaram nesta sexta-feira (1º) a integrantes da Frente Parlamentar de Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense uma lista de ações para acelerar desenvolvimento da região.

Marco Aurélio Oliveira
Agência Assembleia
01/07/2011 00h00 - Atualizado em 03/07/2011 12h41

Moradores apontam prioridades para a região da Baixada

VIANA - Moradores de Viana (220 km de São Luís) e municípios adjacentes apresentaram nesta sexta-feira (1º) a integrantes da Frente Parlamentar de Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense uma lista de ações necessárias para acelerar desenvolvimento da região. Durante audiência pública, ocorrida das 9h às 16h, os participantes elegeram, entre outras coisas, a construção de uma escola de ensino profissionalizante no município, a recuperação de estradas, principalmente a MA-014, que corta toda a Baixada, e discutiram a implantação do projeto “Diques da Baixada” e de construção da Barragem do Rio Maracu. A audiência foi muito concorrida. Entre os presentes, estavam os deputados estaduais Jota Pinto (PR, presidente e idealizador da frente), Hélio Soares (PP), Edson Araújo (PSL), Eduardo Braide (PMN), Marcelo Tavares (PSB), Raimundo Cutrim (DEM), Edilásio Júnior (PV) e Vianey Bringel (PMDB); o deputado federal Carlos Brandão (PSDB); os secretários estaduais Pedro Fernandes (Cidades), Cláudio Azevedo (Agricultura) e Chico Gomes (Desenvolvimento Social) prefeitos e vereadores da região. A Famem foi representada pelo prefeito Nilton Lima, de Anajatuba. Todos eles parabenizaram a iniciativa de Jota Pinto e expuseram ideias para alavancar o desenvolvimento da região, considerada uma das mais pobres do país. Cláudio Azevedo detalhou o projeto “Diques da Baixada” e de construção da Barragem do Rio Maracu e Chico Gomes expôs um projeto para erradicar a pobreza no estado, que está sendo desenvolvido pela pasta de Desenvolvimento Social. Representantes da Cemar (Companhia Energética do Maranhão) e das companhias telefônicas Oi e Vivo mostraram os investimentos que têm sido feitos na região e o que pretendem investir para prover melhor qualidade de vida aos moradores. Depois das apresentações e explanações dos convidados, o presidente da Frente, deputado Jota Pinto, pediu que os moradores se manifestassem. Foram quase 40 manifestações, todas sugerindo, cobrando ou criticando ações do poder público. A audiência durou sete horas, mas ninguém saiu sem dizer o que queria. Todas as propostas foram anotadas por taquígrafos do Legislativo estadual. Um relatório será elaborado e as reivindicações serão incluídas no Plano Plurianual (PPA) do Executivo. Também ficou acertado que dia 7 de julho próximo integrantes da Frente participarão de uma reunião com a bancada federal em busca de soluções para os problemas da Baixada. Jota Pinto fez um a balanço positivo da audiência. Considerou como ponto mais importante a participação das pessoas da Baixada, principais interessados e conhecedores dos problemas mais avassaladores que carecem de soluções mais urgentes. Neste sábado, a Frente Parlamentar de Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense realiza audiência pública no município de São João Batista. A segunda e última etapa das audiências acontecem em Pinheiro (8 de julho) e Cururupu (9 de julho). Também fazem parte da Frente os deputados Hemetério Weba (PV), Alexandre Almeida (PTdoB), Manoel Ribeiro (PTB), Rogério Cafeteira (PMN) e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB). A microrregião da Baixada Maranhense é formada por 21 municípios e possui uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, distribuídos em uma área total de 17.579,366 km². Somadas às cidades do Litoral Norte, sobe para 34 o número de cidades que serão visitadas pela Frente.