Cutrim pede criação de comissão para apurar denúncias de agiotagem

Marcelo Vieira
Agência Assembleia
05/07/2011 00h00 - Atualizado em 05/07/2011 16h40

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) informou, na sessão desta terça-feira (5), que deu entrada num requerimento pedido a criação de uma comissão especial para, num prazo de 30 dias, apurar denúncias de que deputados estariam negociando emendas parlamentares com agiotas para pagamento de empréstimos financeiros. Segundo o deputado, citando denúncias postadas no mês de junho nos blogs do “Décio Sá” e do “Claudio Humberto”, não são apenas deputados que pedem empréstimos a agiotas, prefeitos também estariam no esquema que, de acordo com as denúncias, chegam a cobrar juros que variam de 30% a 50%. Se com os deputados o pagamento é feito através de emendas parlamentares, com os prefeitos a negociação é feita com notas fiscais frias de obras que nunca são feitas. No texto do requerimento, Cutrim apresenta a seguinte justificativa: “Dado a gravidade do fato, requeiro que sejam levantadas as emendas parlamentares para os municípios do Maranhão a contar do ano de 2006, indicando o autor da emenda, o município beneficiado, o valor destinado, o nome do prefeito, com acompanhamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, para realizar uma apuração preliminar a respeito dos fatos ali denunciados. Vez que se verdadeiras deverão ser apuradas e de certa forma, macula a imagem desta instituição bem como a honra dos deputados”. Ele pediu aos colegas que aprovassem o requerimento e que de imediato a comissão composta por sete deputados seja formada, para que tudo seja esclarecido. “Isso é importante para que as pessoas que leram também não possam ficar na dúvida, será que os deputados vendem suas emendas? Será que colocam para o município aonde ali vai o dinheiro e existe nota fria para que possam ser prestadas contas, se o deputado colocou uma fundação que não existe, ou uma ONG que não faz nada?”, declarou.