Assembléia celebra os 60 anos do Jornal Pequeno

Vários parlamentares fizeram pronunciamentos destacando a trajetória do jornal e a sua importância para a história da imprensa do Maranhão, dentre eles o autor da iniciativa da homenagem, deputado Neto Evangelista (PSDB).

Agência Assembleia
07/07/2011 00h00 - Atualizado em 07/07/2011 17h27

Assembléia celebra os 60 anos do Jornal Pequeno

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (7), uma sessão solene em homenagem ao transcurso dos 60 anos de fundação do Jornal Pequeno. Durante a cerimônia, o deputado Neto Evangelista (PSDB), autor da proposição, destacou a importância do JP como um dos veículos mais importantes de toda a história da imprensa no Maranhão. Ao abrir a solenidade, Neto Evangelista ressaltou a importância da homenagem, enfatizando que “nestes 60 anos de existência, o Jornal Pequeno tem consolidado o seu papel como um grande órgão de imprensa, um grande formador de opinião, onde as novas gerações podem recolher lições e experiências de um jornalismo transparente, isento e compromissado com os valores democráticos mais autênticos”. Durante a cerimônia, realizada com a presença do secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís, Edwin Jinckins, da vereadora Rose Sales (PCdoB) e de diversos profissionais da imprensa, diretores e funcionários do Jornal Pequeno, os deputados Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (DEM), entregaram à diretora presidente do JP, Hilda Marques Bogéa, uma placa comemorativa pelos 60 anos do jornal. Em seu discurso, o deputado Magno Bacelar (PV) fez questão de assinalar que desde o seu primeiro mandato, como deputado estadual, teve a chance de aprender muito com o Jornal Pequeno porque “cheguei a esta Casa justamente na fase em que o JP iniciava uma meritória campanha contra o crime organizado em nosso Estado”. O deputado Bira do Pindaré (PT) afirmou que o Jornal Pequeno é um símbolo da resistência aos poderosos no Maranhão. “O Jornal Pequeno representa para a história da imprensa maranhense o mesmo que o babaçu representa para a nossa ecologia”, comparou o deputado petista. Os deputados Raimundo Louro (PR), Valéria Macedo (PDT), Carlinhos Amorim (PDT), Rigo Teles (PMDB) e Roberto Costa (PMDB) parabenizaram o deputado Neto Evangelista, dizendo que ele foi muito feliz ao propor uma justa e merecida homenagem ao Jornal Pequeno. “Quero parabenizar toda a família Bogéa, os jornalistas que fazem parte do jornal, as pessoas que trabalham no dia a dia, na gráfica do jornal, todas as pessoas que são envolvidas com esse projeto do Jornal Pequeno. O deputado Roberto Costa (PMDB) também se manifestou: tem sido uma alegria muito grande para mim, um orgulho muito grande, a oportunidade também agora, de termos uma coluna aos sábados para que a gente possa também expressar a nossa opinião. E isso demonstra que o Jornal Pequeno tem uma postura de independência pelos fatos ocorridos no Maranhão”, afirmou. Em seu discurso, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) fez uma homenagem especial ao Jornal Pequeno, frisando seus laços de amizade com o fundador do JP, o saudoso José Ribamar Bogéa, e toda a sua família. “Conheço muito bem a história do Jornal Pequeno e digo, sem medo de errar, que é um grande jornal do Maranhão que, em outras circunstâncias, podendo ser editado nos grandes centros, seria com certeza um dos grandes jornais do nosso País”, ressaltou Manoel Ribeiro. O deputado Zé Carlos (PT) afirmou que o Jornal Pequeno, em mais de meio século, tornou-se “um estuário do contraditório, porque é um jornal onde não se escreve apenas o que o dono quer dizer”. O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), assinalou que o Jornal Pequeno é o jornal mais independente da história recente do Maranhão. “Na minha ótica, o JP é o principal veículo de comunicação do nosso Estado, e que tem como marca a independência. É talvez o único jornal do nosso Estado onde o Maranhão de verdade aparece. A deputada Eliziane Gama (PPS) falou da importância da solenidade, dizendo que o Jornal Pequeno faz valer a essência do jornalismo, pois busca a verdade com isenção e sem atrelamento a nenhum grupo político. Falando em nome do Jornal Pequeno, o diretor geral do JP, jornalista Lourival Bogéa, agradeceu a homenagem a toda a Assembleia Legislativa, e especialmente na figura do jovem deputado Neto Evangelista. Com voz embargada, Lourival Bogéa encerrou seu emocionado discurso enfatizando que, mais do que nunca, o Jornal Pequeno manterá acesa a chama da permanente luta pela imprensa livre e pela liberdade de expressão no Maranhão.