Assembleia Legislativa conclui Oficina de Portal Modelo

Glaucio Ericeira
Agência Assembleia
07/07/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

A Assembleia Legislativa do Maranhão, através da sua Escola do Legislativo, concluiu, nesta quinta-feira (7), a Oficina de Portal Modelo, iniciativa promovida em parceria com o programa Interlegis, do Senado Federal, que capacitou servidores de 16 câmaras municipais, além de um representante da Câmara da cidade piauiense de Pedro II, em gestão de páginas eletrônicas (sites institucionais). O encerramento da Oficina, que foi realizada durante três dias no auditório da Escola do Legislativo, contou com as presenças do diretor-geral da AL, Heraldo Marinelli, e do presidente da Escola, Ivan Sarney. “Para nós foi uma satisfação enorme promover este curso de capacitação, que é o primeiro de muitos que ainda serão desenvolvidos pela administração do presidente Arnaldo Melo”, avaliou Ivan. Além de agradecer a parceria dos técnicos do Intergis, Marinelli fez questão de elogiar a iniciativa da Escola que, segundo ele, vem cumprindo muito bem o seu papel de disseminar conhecimento entre os mais variados campos do funcionalismo público. Participaram da Oficina de Portal Modelo funcionários das Câmaras Municipais de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Coelho Neto, Estreito, Humberto de Campos, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, Alto Parnaíba, Dom Pedro, Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís; além do município de Pedro II, no Piauí. Estes servidores tiveram a oportunidade de aprender sobre os sistemas de construção, implantação e manutenção de sites. Além disso, ainda receberam informações sobre o Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar (SAPL). “Gostei muito da capacitação e a mesma será muito útil para aperfeiçoarmos o trabalho da comunicação via Internet”, disse Romildo Calixto, representante da Câmara Municipal de Barreirinhas. Para Marcelo Braga, servidor da Câmara de Pedro II, hoje é uma obrigação as Casas Legislativas possuírem ferramentas de comunicação direta com o povo. “E o site institucional é uma destas ferramentas que tem que ser usada e amplamente divulgada junto à população. Tenho certeza que este curso promovido pela Assembleia vai ajudar muito os funcionários que trabalham com este tipo de comunicação”. O Interlegis é um programa do Senado Federal desenvolvido em parceria com o Banco Mundial (Bird) que executa ações focadas nas áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Educação e Informação. O Portal Modelo é um dos produtos elaborados pelo Interlegis e é disponibilizado por meio de um software livre, sem nenhum custo para a instituição interessada.