Frente da Baixada já se encontra em Pinheiro para audiência pública

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
08/07/2011 00h00 - Atualizado em 08/07/2011 12h18

A Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense já se encontra no município de Pinheiro (356 Km de São Luís, via ferryboat), onde dará início a mais uma etapa de audiência pública com a participação da classe política local e comunidades. Os trabalhos se desenvolverão por todo o dia na Escola São Marçal, localizada na sede do município. A audiência ainda não se iniciou, mas o auditório da escola já se encontra lotado de populares. Presentes, os prefeitos de Pinheiro, José Arlindo, de Palmeirândia, coronel Eriberto e Bacurituba. O secretário Victor Mendes (Meio Ambiente), lideranças comunitárias e vereadores também já estão no local aguardando o início dos trabalhos. As expectativas dos deputados que integram a Frente da Baixada são grandes com a realização de mais uma audiência. O presidente da Frente, deputado Jota Pinto (PR), disse que a dinâmica a ser aplicada será a mesma das audiências de Viana e São João Batista, realizadas nos dias 2 e 3 de julho, onde a prioridade foi ouvir os populares. “Quem sabe das dificuldades é quem as vivencia, ou seja, a comunidade. Ela é a nossa prioridade e é ela quem nós queremos ouvir”, declarou. Jota Pinto ressaltou que após a audiência de Pinheiro (Regional III) e de Cururupu (Regional IV), que será realizada neste sábado (9), os deputados da Frente vão apresentar o relatório à governadora Roseana Sarney (PMDB) e aos prefeitos da Baixada para, juntos com o Legislativo, firmarem parceria para solucionar os problemas que forem levantados. O deputado Neto Evangelista (PSDB), que também integra a Frente da Baixada, avaliou como muito positiva as duas primeiras audiências, realizadas em Viana e São João Batista, mas acha que em Pinheiro e Cururupu os problemas são diferentes pela complexidade da região. Ele ressaltou como um dos problemas que serão apresentados pela comunidade a exploração das empresas que operam no serviço de ferryboat e de outros meios de transporte para travessia da comunidade. Já há denúncia da formação de cartel com aplicação de valores de passagens além da capacidade financeira da comunidade. Na avaliação do deputado Raimundo Cutrim (DEM), relator da Frente, o tráfico de drogas deverá ser outro problema a ser levantado pela comunidade de Pinheiro e a situação será incluída no relatório que será entregue pela Frente à governadora Roseana Sarney. Integram a Frente Parlamentar os deputados Jota Pinto, Hélio Soares (PP), Hemetério Weba (PV), Raimundo Cutrim (DEM), Alexandre Almeida (PTdoB), Edson Araújo (PSL), Edilázio Júnior (PV), Eduardo Braide (PMN), Manoel Ribeiro (PTB), Rogério Cafeteira (PMN) e o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB).