Bira do Pindaré promove encontro de avaliação de seu mandato popular

Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
08/07/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O deputado Bira do Pindaré (PT) promoveu, na manhã desta sexta-feira (8), no auditório Gervásio Santos (Plenarinho) da Assembleia Legislativa a 2ª reunião do Conselho Político do Mandato Popular. No evento foi feita uma prestação de contas da atuação parlamentar do deputado. Bira presidiu a mesa do evento, que foi formada por Renato Simões (secretário nacional de movimentos populares do PT), Jacilene (líder quilombola de Guimarães), Zé Carlos (deputado estadual – PT) e Manoel da Conceição (presidente de honra do PT-MA). De acordo com o deputado, essa iniciativa de convidar os movimentos sociais e todos os maranhenses para construir o mandato é mais um meio de legitimar o mandato parlamentar como representante do povo. No mês de Janeiro foi realizado o primeiro encontro, onde um conselho foi formado e garantiu a participação de seus integrantes na construção do mandato. Este 2º momento também foi aberto ao públic. Bira recebeu elogios por essa iniciativa de convidar o povo para contribuir e avaliar o mandato. “O mandato do Bira é totalmente do povo maranhense. Nunca tinha visto um parlamentar ter a coragem de abrir espaço para construção coletiva do mandato, e mais, aceitar, ouvir e atender as críticas e reivindicações”, comemorou Arnaldo Colaço (presidente do PT de São José de Ribamar). Os movimentos sociais organizados sugeriram ao deputado Bira propostas e projetos de lei para área da criança e do adolescente e encaminhamentos para a juventude maranhense. Outros projetos na área de habitação (PAC Rio Anil) e da pesca também foram sugeridos. A questão da regulamentação fundiária também foi lembrada, assim como, a expansão de cursos técnicos e profissionalizantes pelo interior do Estado. Os presidentes de associações e diretórios municipais do PT cobraram do parlamentar uma maior caminhada pelo interior. “Eu passei por um processo cirúrgico no começo deste semestre e os médicos proibiram minhas viagens pelo interior do Maranhão, até o final de julho. No entanto, já estou me sentindo bem melhor e pronto para continuar minha caminhada por todo este imenso Estado. Afinal caminhei mais de 200 quilômetros durante a campanha, foram tantos lugares visitados que a sola do meu sapato furou. Estarei sempre ao lado do povo do Maranhão, estou na luta e este mandato é de vocês”, garantiu Bira a todos os presentes. Na oportunidade, o deputado apresentou o primeiro número do seu boletim informativo (Mandato Popular) e lançou seu site na web (www.biradopindare.com.br). “Esses veículos de comunicação surgem para facilitar a participação popular no mandato, aproximando as pessoas do mandato. São ferramentas de prestação de contas da atuação do deputado Bira. Um espaço público e livre para debates e sugestões”, concluiu Bira.