Arnaldo Melo reforça o apoio da Assembleia à Baixada

Ao abrir a audiência pública da Frente da Baixada, neste sábado (9), em Cururupu, o presidente do Legislativo Estadual pediu a união dos prefeitos e das lideranças políticas na luta pelo desenvolvimento da região.

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia
09/07/2011 00h00 - Atualizado em 09/07/2011 13h41

Arnaldo Melo reforça o apoio da Assembleia à Baixada

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), abriu na manhã deste sábado (9) a quarta audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, desta vez no município de Cururupu. Arnaldo hipotecou o total apoio da Assembleia à luta pelo desenvolvimento da Baixada e pediu a união dos prefeitos e lideranças políticas para uma ação conjunta. “Não vamos permitir que questiúnculas políticas locais aflorem e prejudiquem este grandioso trabalho”, disse Arnaldo. Arnaldo Melo pediu aos prefeitos, vereadores e lideranças políticas que lotaram a audiência no Espaço da Cidadania, em Cururupu, que acreditem na luta da Frente Parlamentar em transformar a região em um grande celeiro de produção. Ele disse não ter dúvida que o Maranhão em breve será uma das melhores áreas produtivas do Brasil, lembrando que hoje o Estado é o maior produtor de soja e de carne bovina do país, cujo rebanho já passa de oito milhões de reses. “Tenho certeza que muito em breve a Baixada maranhense vai encontrar o seu caminho. A Assembleia Legislativa tem sido incansável, junto com todos os deputados que compõem esta Frente Parlamentar , na luta para tornar a Baixada o celeiro produtivo do nosso Estado”, destacou Arnaldo Melo. Arnaldo Melo lembrou que o primeiro passo para vencer as dificuldades de implantação do Projeto Diques da Baixada já foi dado não apenas com a realização das audiências públicas nos municípios pólos da região, como, também, por meio de diálogo entre os deputados da Frente e a bancada federal maranhense. Ele lembrou da reunião realizada na casa do presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), na última quinta-feira, com a presença de 11 deputados federais, ocasião em que se comprometeram em liberar R$ 30 milhões em emendas parlamentares para a implantação do projeto. O presidente da Assembleia destacou, durante a audiência pública, a sensibilidade e o apoio que o senador José Sarney deu ao Projeto Diques da Baixada, comprometendo-se em apesentá-a-lo à presidente Dilma Roussef para incluí-lo entre as obras previstas para o PAC II. Outro destaque feito por Arnaldo Melo foi à manifestação de apoio da governadora Roseana Sarney também ao projeto. PROGRAMAS SOCIAIS Arnaldo Melo sugeriu aos prefeitos da Regional IV que façam um mapeamento em todos os povoados para averiguar quantas pessoas estão fora dos programas sociais do Governo Federal e vão descobrir a quantidade de recursos federais que estão deixando de vir para o Maranhão por falta de um cadastramento. “É necessário montar equipes nos municípios para trazer essas pessoas que estão lá abandonadas nos seus povoados para os programas sociais. Esta situação não acontece só em Cururupu, mas em todo o Maranhão”, disse. Além de Arnaldo Melo, a audiência pública em Cururupu conta com a presença dos deputados Jota Pinto, Hemetério Weba, Raimundo Cutrim, Neto Evangelista e Edson Araújo, todos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada. No primeiro momento da audiência foram feitas explanações por parte dos representantes da Cemar e das operadoras de telefonia móvel. Precariedade no abastecimento de energia elétrica e serviço de telefonia móvel deficiente são alguns dos principais problemas enfrentados pelas comunidades dos municípios da Baixada. A outra explanação foi feita por representante da Secretaria de Agricultura do Estado, que apresentou o Projeto Diques da Baixada, elaborado pelo ambientalista Márcio Vaz. Ao final da audiência o prefeito de Cururupu, José Pestana, entregará aos parlamentares da Frente um documento com as reivindicações dos prefeitos que integram o Consórcio dos Guarás. O presidente da Câmara Municipal de Cururupu, vereador José Lourenço, entregou ao deputado Jota Pinto, um documento com as reivindicações dos vereadores.