Audiência pública discutirá indicadores sociais da capital

A proposta de Rubens Júnior tomou como base a pesquisa divulgada na última quinta-feira (7) pelo Observatório Social de São Luís, que apontou os indicadores sociais - positivos e negativos - da capital em 51 áreas.

Viviane Menezes
agência Assembleia
12/07/2011 00h00 - Atualizado em 12/07/2011 16h05

Audiência pública discutirá indicadores sociais da capital

O deputado Rubens Pereira Júnior (PC do B) anunciou nesta terça-feira (12) que apresentará requerimento solicitando a realização de uma audiência pública, a ser realizada no mês de agosto, para discutir os indicadores sociais de São Luís e definir políticas públicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos ludovicenses. A proposta de Rubens Júnior tomou como base a pesquisa divulgada na última quinta-feira (7) pelo Observatório Social de São Luís, que apontou os indicadores sociais de São Luís em 51 áreas. O Observatório Social de São Luís é um programa do Instituto de Cidadania Empresarial para fortalecer os processos de integração e desenvolvimento da capital. “E o primeiro passo é justamente ter o diagnóstico para conhecer a realidade da nossa cidade, para propor então os caminhos, as alternativas, as propostas e as soluções para os inúmeros problemas encontrados em nossa cidade”, disse o deputado. Rubens Júnior destacou que a pesquisa apontou indicadores positivos e negativos. Para ele, os indicadores na área da educação surpreenderam, visto que a colocação de São Luís está entre as dez melhores do país. Por outro lado, segundo Rubens Júnior, os dados mais alarmantes envolvem as esferas de competência dos governos estadual e municipal. Ele citou como exemplos negativos o grande índice de morte de mulheres que não tiveram o acompanhamento pré-natal devido, a morte de jovens como resultado da violência urbana e o caos no trânsito da capital. “Vamos discutir, com maturidade, a responsabilidade do prefeito João Castelo, a responsabilidade do governo Roseana Sarney, sem discutir querelas políticas municipais, sem entrar em uma campanha eleitoral antecipada. Conseguiremos propor saídas honrosas, que possam retirar São Luis do estado em que se encontra”, propôs Rubens Júnior.