Deputado esclarece denúncias sobre Saúde é Vida

Roberto Costa explicou que 70% das obras físicas do programa estão prontas e que em 2012 todas serão concluídas. Ele desafiou os parlamentares de oposição a visitarem as obras para conhecerem a verdade in loco.

Da Assecom/Gab. do dep. Roberto Costa
03/08/2011 00h00 - Atualizado em 03/08/2011 16h20

Deputado esclarece denúncias sobre Saúde é Vida

O deputado Roberto Costa (PMDB) voltou a defender nesta quarta-feira (3) o governo do Estado sobre as denuncias feitas contra o programa Saúde é Vida pela revista “IstoÉ”. O parlamentar esclareceu alguns fatos apresentados pela revista que não condiz com a realidade. A “IstoÉ” a afirma que apenas 12% do cronograma da construção de 72 hospitais foi cumprido. Mas, Roberto Costa explicou que 70% das obras físicas estão prontas e que em 2012 todas serão concluídas. O deputado desafiou os parlamentares de oposição a visitarem as obras para conhecerem a verdade in loco. “Se os nobres deputados visitarem os hospitais, vocês ficarão muito tempo sem subir nesta tribuna pra falar que os hospitais são esqueletos, quando na verdade não é isso que acontece. Eu não vejo o porquê de se agarrar em outro ponto, vamos fazer a visita pra comprovar os fatos ”, declarou o deputado. A revista afirmou que o relatório da Procuradoria do Tribunal de Contas acusa o governo de fraudar o processo licitatório e de contratar sem licitação a empresa Proenge Engenharia. Segundo Roberto Costa as informações não são verdadeiras. “Não há nenhuma obra do Programa Saúde é Vida que não tenha sido legalmente licitada. E a empresa Proenge foi contratada por meio de processo licitatório regular (concorrência 007/2009) para elaborar os projetos executivos, que não podem ser confundidos com projetos básicos”, declarou o deputado. Sobre as acusações do deputado Marcelo Tavares a respeito da empresa Proenge, Roberto Costa exclareceu:“Todos os seis lotes foram objeto da concorrência Pública nº 0001/2009. Os lotes 1, 2, 3 e 6 tiveram concorrentes e os vencedores foram as empresas Construtora Guterres, Construtora Geotec e Construtora Console. Ao contrário do que afirma a matéria, a Dimensão Engenharia já concluiu cinco dos 12 hospitais contratados e, dos sete restantes, cinco estão com 90% das obras realizadas e dois com 60%”, afirmou o deputado. Durante o pronunciamento de Roberto Costa, os deputados de oposição Marcelo Tavares (PSB) e Rubens Jr (PC do B), tentaram questionar alguns pontos. Mas, Roberto Costa, foi enfático nas respostas. Ele chegou a questionar Rubens Junior. “Será que o nobre deputado nunca votou contra um pedido de convocação de um secretário quando fazia parte de governo de Jackson Lago? Gostaria que vossa excelência respondesse, porque tudo fica registrado nos anais da casa”. Rubens Junior respondeu que por ter errado no passado não gostaria de continuar errando. Roberto Costa agradeceu ao deputado Rubens Junior por ter a capacidade em assumir os erros. “Que pena que o deputado Marcelo Tavares não consiga fazer a mesma coisa que vossa excelência”, ironizou. O embate entre os parlamentares ainda continuou, quando os deputados da oposição declararam que o governo do Estado está cheio de obra inacabada. Roberto Costa respondeu: “De obra inacabada vocês conhecem muito bem. O maior exemplo foi o desvio de recursos do Castelão, durante o governo que vocês faziam parte. E sobre desvios, existem inúmeras acusações que empresas ligadas a ANP (Agência Nacional do Petróleo), que são controladas pelo PC do B, destinou R$ 1 milhão para o diretório Nacional do PC do B, enviar para a campanha de Flávio Dino. Seria leviano da minha parte afirma que houve desvios desse recurso. Não quero acreditar nisso”, indagou Roberto Costa. O deputado Roberto Costa finalizou declarando que o objetivo do governo do Estado vai ser alcançado. “Conseguir proporcionar aos maranhenses uma saúde de qualidade”, finalizou.