Bira do Pindaré critica secretário por ter respondido apenas à revista IstoÉ

Assecom/Gab.Dep.Bira do Pindaré
03/08/2011 00h00 - Atualizado em 03/08/2011 16h30

Bira do Pindaré critica secretário por ter respondido apenas à revista <i>IstoÉ</i>

O deputado Bira do Pindaré (PT) criticou, na manhã desta quarta-feira (3), em discurso na Assembleia Legislativa, a postura do secretário de Saúde do Estado. O secretário emitiu uma nota oficial rebatendo as acusações publicadas na revista Isto É desta semana. A revista apresentou denúncias sérias quanto à dispensa de licitação das obras e valores de repasses na construção dos 72 hospitais do programa Saúde é Vida. Bira questionou o secretário por ele ter respondido, por meio de nota oficial, exclusivamente à revista Isto É. O parlamentar lembrou que um requerimento de sua autoria foi aprovado na Casa Legislativa e, posteriormente, enviado ao secretário pedindo informações acerca dos contratos, licitações e valores das obras. O petista considerou a atitude do secretário um desrespeito e falta de consideração à Assembleia. “O que me inquieta é exatamente a falta de consideração que se tem ao Poder Legislativo do Estado do Maranhão. A Secretaria não responde, mas responde à matéria da “Isto É” e as respostas ainda não são suficientes. Há muita coisa a ser esclarecida nesse debate” constatou Bira. O projeto de programa de saúde do Governo Estadual, também foi alvo de críticas no discurso de Bira. De acordo com ele, uma alternativa mais viável que a construção de 72 hospitais seria a criação de hospitais regionais de alta complexidade, em cidades centrais do MA. Na tentativa de poder acompanhar de perto as obras dos 72 hospitais prometidos pela governadora, Bira sugeriu que os parlamentares fizessem uma visita pelas obras no interior. “Eu acho que temos de ir aos hospitais, mobilizar os deputados que tiverem interesse no assunto e verificar de perto, porque realmente eu me espantei com a informação de que têm 70% das obras concluídas”. Para concluir seu pronunciamento, Bira declarou que pedirá informações ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CRE/MA), Raymundo Portelada, sobre os projetos de construção da Via Expressa. “É importante que haja esclarecimento, que a gente tenha informações. É tudo que se pede, é tudo que se quer para que possa fazer o debate que importa ao povo do Maranhão, que é a solução dos seus problemas”, finalizou. AUDIÊNCIA PÚBLICA A Assembleia Legislativa, por requerimento do deputado Bira do Pindaré, realizará na próxima quarta-feira (10), às 15h, no auditório Fernando Falcão, a audiência pública: “Os direitos das comunidades e a regularização fundiária”. O problema da questão fundiária na Ilha de São Luís atinge mais de 40 áreas de conflito ameaçadas de despejo forçado por conta da expansão do mercado imobiliário.