Assembleia sedia teleconferência do programa “Brasil Sem Miséria”

Ribamar Santana
Agência Assembleia
08/08/2011 00h00 - Atualizado em 08/08/2011 20h07

Assembleia sedia teleconferência do programa “Brasil Sem Miséria”

Foi realizada nesta segunda-feira (8), à tarde, na Escola do Legislativo da Assembleia, a teleconferência “Brasil Sem Miséria”, do governo federal, coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão. O objetivo foi detalhar o Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”. A teleconferência “Brasil Sem Miséria” foi exibida ao vivo para todo o Brasil pela TV Nacional do Brasil (TV NBR) e pela Internet, por meio dos sites da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do Brasil Sem Miséria, do ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Teve duração de duas horas. A iniciativa da Assembleia Legislativa em sediar a teleconferência foi elogiada por todos os participantes O secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Francisco Gomes, fez uma rápida abertura da teleconferência afirmando que é de fundamental importância para o êxito do programa Brasil Sem Miséria a ação articulada de todos os atores sociais. “É preciso que a gente se dê as mãos para melhorar a vida de 25% da população do Maranhão que vivem na extrema pobreza. O governo do Estado vai fazer sua parte e esperamos que os demais atores sociais também façam a sua. Precisamos fazer com que o excluído tenha uma visão crítica do mundo, saiba que é um oprimido e o porquê de viver nessa situação de extrema pobreza. Só assim é possível incluí-lo socialmente”, defendeu. No primeiro momento, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome,Tereza Campelo, fez uma ampla apresentação do programa. “Esse programa visa a melhorar a vida de 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza e têm uma renda mensal de menos de R$ 70,00. Sua implementação depende uma ação conjunta de atores sociais, ou seja, poder público, iniciativa privada e da sociedade civil organizada, e de uma atuação intersetorial integrada e plena”, explicou a ministra. Em outro momento, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome respondeu às perguntas enviadas por e-mail pelos participantes da teleconferência de todo o Brasil. O Brasil Sem Miséria vai desenvolver ações nacionais, regionais e municipais baseadas em três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos. Segundo o secretário Francisco Gomes, o governo do Estado vai articular reuniões com todos os atores sociais envolvidos na execução do Brasil Sem Miséria para fazer um planejamento conjunto das ações a serem desenvolvidas no estado. “Vamos nos reunir permanentemente para elaborar as ações e avaliá-las. Hoje aqui demos apenas o primeiro passo”. Participaram da teleconferência representantes de todos os órgãos convidados e envolvidos na execução do programa Brasil Sem Miséria, dentre eles o prefeito de Icatu, Juarez Lima, a secretária de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Conceição Andrade, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Antonio Oliveira, e o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea), Miércio Robert Lopes Martins.