Roberto Costa rebate fala de Gardênia Castelo sobre a Via Expressa

Da Assecom/Gab. do dep. Roberto Costa
09/08/2011 00h00 - Atualizado em 09/08/2011 17h29

Roberto Costa rebate fala de Gardênia Castelo sobre a Via Expressa

O deputado Roberto Costa (PMDB) fez duras criticas ao discurso proferido na sessão de segunda-feira (8) pela deputada Gardênia Castelo (PSDB), que tentou explicar os motivos que a Prefeitura de São Luís teve para embargar a obra da Via Expressa. O parlamentar classificou como “mentirosas” as informações repassadas pela deputada Gardênia em três pontos: nas questões ambientais, nas desapropriações e na situação do sitio arqueológico. “Continuo afirmando que a nota oficial da Prefeitura não condiz com a verdade. “A nota da prefeitura diz: ‘O governo do Estado do Maranhão, entretanto apenas pediu ao município a certidão de uso e ocupação do solo, que seria a primeira etapa dos procedimentos que antecedem a concessão do Alvará pretendido...’ Aí na mesma nota ele diz que esta licença, já foi concedida pela prefeitura, ficou mais de um mês o pedido e no dia que ele mandou de forma truculenta derrubar o canteiro de obra, ele emite uma Nota à noite dizendo que concedeu esta primeira etapa. E para surpresa nossa, ontem, os advogados da Secretaria de Infraestrutura estiveram na prefeitura para pegar esta certidão, que em Nota Oficial o senhor prefeito disse que já tinha emitido. E mais uma vez, não tinha certidão nenhuma”, afirmou Roberto Costa. Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a respeito do posicionamento do Iphan sobre o sitio arqueológico, Santa Eulália. A nota afirma que para ser liberada a licença, necessitaria que o Iphan tivesse conhecimento do estudo ambiental. Roberto Costa mostrou oficio onde o Estado encaminhou este estudo para Iphan, inclusive através do Ministério Público Estadual, solicitando que o Iphan se posicionasse. Mas, até o presente momento, o Iphan não fez nenhuma recomendação. Roberto disparou contra a deputada Gardênia, quando ela afirmou em seu discurso que as desapropriações da Via Expressa são um problema social. “Problema social seríssimo que temos, deputada, foi a derrubada das casas de uma população humilde no São Francisco feita pela Prefeitura de São Luís, feita pelos tratadores do senhor João Castelo. Esta é a preocupação social que ele tem com a população? Quer dizer que a obra que vai ser feita para beneficiar a população a deputada Gardênia sabe subir nesta tribuna para mentir e dizer que tem uma preocupação social. A questão social dela só interessa quando ela tem interesse pessoal”, declarou Roberto. Costa não mediu esforços para rebater as criticas da deputada Gardênia quando retratou a cassação do ex-governador Jackson Lago. “Eu queria lembrar a deputada Gardênia, que quem traiu o Dr. Jackson foi o senhor pai dela, que quando o Dr. Jackson foi candidato, e isso não é segredo para ninguém, que o tratamento que João Castelo deu ao Dr. Jackson não foi os melhores. O prefeito não lembrou que foi o ex-governador que o colocou na prefeitura, virou as costas, não ajudou, e se tem uma pessoa que o Dr. Jackson teve mágoas, foi o senhor prefeito João Castelo,que mais uma vez, cumpre a sua trajetória de traidor, foi um dos maiores traidores do Dr. Jackson em vida, porque na hora que o Dr. Jackson mais precisou, o prefeito Castelo deu as Costas, abandonou por completo a campanha do ex-governador Jackson e isto não é segredo para ninguém.”, disse Roberto Costa. Costa também comentou sobre a visita que os deputados de oposição, Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT), Rubens Junior (PC do B) e Gardênha Castelo decidiram fazer aos hospitais do Estado. “Alguns companheiros nossos da oposição estão reunidos para fazer visitas em alguns hospitais do Estado, que é um direito deles, inclusive acompanhado da deputada Gardênia Castelo, que se quiser realmente resolver o problema de saúde, esta comissão de deputados tem que começar vistoriando os hospitais do município, o Socorrão I e II, para saber o que é que se faz com o cidadão de São Luís”, disse. O parlamentar finalizou declarando que não se calará diante de “tantas mentiras” e de interesses políticos partidários por parte da Prefeitura de São Luís. “Vou continuar defendendo os interesses da população, que mais sofre com os desmandos e com as mentiras do prefeito João Castelo”.