Magno Bacelar defende as ações do governo na área de saúde, criticadas pela oposição

Herbertt Morais
Agência Assembleia
09/08/2011 00h00 - Atualizado em 00/00/0000 00h00

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Barcelar (PV), foi à tribuna na sessão dessa terça-feira (9), para defender o governo do Estado das críticas feitas pela oposição à área de Saúde. Na avaliação do deputado Magno, o Estado do Maranhão, através da Secretaria de Saúde, vem fazendo a sua parte com muita responsabilidade, consciência e pensando no bem estar da população. “Tanto é que, quando o governo lança um projeto maiúsculo como esse, de construir 72 hospitais, e na próxima sexta-feira já está sendo inaugurada mais uma UPA em São Luís, mostra a sua responsabilidade e o seu compromisso com a saúde”, disse. Ele esclareceu o seu ponto de vista sobre o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão), esclarecendo que se este atende pacientes oriundos do interior, é porque é um hospital referenciado, que recebe recursos do governo federal para atender a todos e não precisar de interferência política de quem quer que seja ou “de dedo de deputado”. Segundo Magno, a saúde é universal e qualquer um que chegue do interior é obrigação do Socorrão atender, porque é um hospital de alta complexidade. Magno Bacelar disse achar oportuno “colocar o pingo nos is”, ou seja, o Município deve fazer a sua parte, o governo federal e o Estado a sua. Ele informou que o atual governo do Maranhão vem fazendo grandes investimentos na saúde como jamais algum governador fez na historia do Maranhão. Na avaliação de Magno, a oposição realmente não tem o que falar e faz vistorias nos hospitais que estão sendo construídos apenas para constatar que tudo está sendo feito de forma correta e com um objetivo: atender à população do interior do Maranhão. MANIFESTAÇÕES O discurso de Magno Bacelar recebeu apartes de vários parlamentares. O primeiro a se manifestar foi o deputado Luciano Leitoa (PDT), que reafirmou a convicção, por diversas vezes defendida na tribuna, de que a saúde do Maranhão está um caos. “O que nós queremos aqui é a solução dos problemas para que possam ser atendidas várias pessoas. Nós sabemos que o discurso na Assembleia é um, mas a efetivação das ações é outra”, declarou Luciano. Por sua vez, o líder do governo na Assembleia, deputado Manoel Ribeiro (PTB), atento às falas dos deputados Luciano Leitoa e Magno Barcelar, afirmou que o Estado do Piauí vem se beneficiando dos cursos de Medicina mantidos pelo Maranhão nos município de Caxias e Timon. “Está na hora de nós colocarmos as coisas nos devidos lugares”, ressaltou. Outra manifestação semelhante partiu do deputado Stênio Rezende (PMDB), que destacou o grande número de pessoas atendidas nos hospitais de Balsas vindas de municípios do Piauí. “Essa história de que o Piauí atende todo o Maranhão, não é bem assim não, pois tem muitos lugares no Maranhão que atende boa parte do Piauí, não resta a menor dúvida”, disse. Segundo Stênio, a saúde do Maranhão não é a pior do Brasil e desafiou os parlamentares a declinar um estado no Brasil que a saúde esteja às mil maravilhas.