Neto defende manutenção de clínica médica no Hospital Geral

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/08/2011 18h33

Neto defende manutenção de clínica médica no Hospital Geral
Foto original

O deputado Neto Evangelista (PSDB) defendeu, na manhã desta quinta-feira (11), a manutenção da clínica médica do Hospital Geral, que o Governo do Estado quer transferir para o Hospital Carlos Macieira, também conhecido como Hospital do Ipem.

 

“O Hospital Geral tem residentes, tem internos e é, inclusive, referência no Nordeste, então não tem porque ficar apenas com a parte de cirurgias. E a clínica médica passa a ser no Hospital do Ipem, que hoje tem apenas um clínico médico”, argumentou o deputado.

 

Ele informou que os médicos e pacientes estão preocupados: “Ora, se hoje o Hospital do Ipem não atende nem os funcionários do Estado, vai atender a clínica médica de toda a população do Estado do Maranhão?”, questionou Neto Evangelista.

 

Em aparte, a deputada Cleide Coutinho (PSB) disse que, da mesma forma que Neto Evangelista, também está preocupada com o problema e sugeriu que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa faça com urgência uma visita ao Hospital do Ipem para avaliar se cabe fazer a transferência da clínica médica do Hospital Geral.

 

Os deputados Roberto Costa (PSDB) e Dr. Pádua sugeriram, em apartes, que seja, o quanto antes, realizada uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, para que ele forneça os esclarecimentos necessários sobre o assunto.

 

Depois de agradecer os apartes, Neto Evangelista disse que é importante que os deputados, através da Comissão de Saúde da Casa, façam uma visita tanto ao Hospital do Ipem quanto ao Hospital Geral.

 

"É preciso saber se o Hospital do Ipem tem condições de receber toda essa demanda do Hospital Geral. É preciso saber o que vai prejudicar o Hospital Geral com a retirada da clínica médica de lá, porque é entendimento de todos nós que a falta de médicos no Estado do Maranhão é grande. Então por que tirar a clínica médica do Hospital Geral que tem residentes que vão ser médicos prestando serviços para o Estado do Maranhão para levar para o Hospital do Ipem?”, questionou Neto Evangelista.

 

Ao encerrar seu discurso, ele solicitou ao presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Pádua, que faça os questionamentos ao secretário de Saúde. “Eu acredito que não há explicações plausíveis para que isso de fato aconteça. Aqui eu estou colocando um ponto de vista não só meu, mas de todos aqueles que fazem a saúde do Estado do Maranhão, e mais uma vez eu peço ajuda de todos os senhores deputados e deputadas para que se resolva este problema”, afirmou Neto Evangelista.


Banner