Carlinhos Amorim destaca reunião da Comissão Bipartite de Saúde

Ribamar Santana / Agência Assembleia
12/08/2011 09h26

O deputado Carlinhos Amorim (PDT) destacou da tribuna da Assembleia, nesta quinta-feira (11), a audiência da Bipartite da Saúde, realizada na Secretaria de Saúde do Estado, que contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB).

Segundo Carlinhos Amorim, o prefeito Madeira veio trazer ao conhecimento da Comissão Bipartirte um problema vivenciado pela cidade de Imperatriz. “Trata-se da sobrecarga pela grande demanda de munícipes de várias cidades da região, sobrecarregando de tal maneira que já não se consegue mais prestar estes serviços com a qualidade e da maniera que se gostaria de fazer”, revelou.

Para Carlinhos Amorim, o testemunho prestado pelo prefeito de Imperatriz mostra claramente que o sistema está deficitário e necessitando, portanto, de uma contribuição do governo do Estado para tentar resolver o problema.

“Este é um problema que não é diferente do que acontece em outros municípios. Ficou evidenciado que Imperatriz, por ser uma cidade macro, de uma região, absorve muitos serviços de alguns municípios que não cumprem bem o seu dever de casa”, esclareceu.

Em aparte ao pronunciamento do deputado pedetista, a deputada Valéria Macedo (PDT) reforçou o argumento de que Imperatriz está superlotada de atendimentos pela ineficiência dos serviços de saúde prestados por outros municípios. “mas nós precisamos que o estado ajude esses municípios com os recursos federais e municipais sem contrapartida estadual, pois eles não têm condições realmente de funcionar melhor”, defendeu.

O deputado Carlinhos Amorim informou que a Comissão Bipartite, por conta desse diagnóstico apresentado, realizará uma visita aos municípios da região do entorno de Imperatriz a fim de que os prefeitos e os gestores possam ser despertados da responsabilidade e que o Estado possa contribuir para melhorar os serviços de saúde.