Instituída comissão que definirá ações para os 400 anos de São Luís

icone-whatsapp
Samartony Martins / Agência Assembleia
15/08/2011 19h06

Instituída comissão que definirá ações para os 400 anos de São Luís
Foto original

 

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na tarde desta segunda-feira (15), a instituição da Comissão Consultiva que vai sugerir as ações que deverão ser executadas pela Casa em homenagem à cidade de São Luís pelo aniversário de seus 400 anos de fundação.

 

Segundo Ivan Sarney, diretor Institucional da Assembleia Legislativa, a instalação da comissão deve acontecer até o final da próxima semana. “Vamos conversar com o nosso presidente Arnaldo Melo (PMDB) e com os integrantes da Comissão Consultiva para que possamos começar a pensar de que forma vamos estabelecer estratégias para desenvolver este trabalho”, explicou o diretor institucional, que integra a Comissão na função de facilitador da promoção de articulações que possam assegurar o melhor desempenho das atividades. 

 

Ivan Sarney ressaltou a importância da implantação da Comissão Consultiva para o desenvolvimento do Programa das Ações com a qual a Assembleia Legislativa comemorará os 400 anos de fundação de São Luís em 2012. Segundo o diretor institucional, a Assembleia Legislativa como representante da ‘Casa do Povo’ ouvirá a comunidade sobre a programação.

 

“Teremos uma programação própria. Assembleia Legislativa é participe da história do Maranhão e especialmente de São Luís. Muitos desses episódios históricos passaram sob a égide da Assembleia”, acrescentou Ivan Sarney.

 

O diretor Institucional lembrou ainda os vínculos constitucionais e políticos da Assembleia Legislativa com a cidade São Luís no período Monárquico e Republicano, sendo protagonista de movimentos e atos que ajudaram a construir sua trajetória de luta, bravura e rebeldia.

 

A Comissão Consultiva, que é integrada por Benedito Bogéa Buzar, Haroldo Olympio Lisboa Tavares, Helidacy Maria Muniz Correia, Maria Raimunda Araújo, Luiz Phelipe Andrés, Regina Helena Martins de Faria, Milson de Souza Coutinho, Maria José Duaillibe Cassas Gomes, Jomar da Silva Moraes, Eliezer Moreira Filho, Carlos Frederico Lago Burnett e Zelinda Machado de Castro e Lima, terá o prazo de 90 dias para apresentar em relatório o conjunto de sugestões.

 

“Esta Comissão Consultiva que é formada por reconhecidos intelectuais, profissionais dos mais variados segmentos, professores, pesquisadores, estudiosos da história de São Luís que representam a comunidade e a cultura de São Luís. Aqui estão representadas a comunidade de São Luís e suas instituições como por exemplo, a Universidade Federal do Maranhão e a Academia de Letras. São eles que irão definir o conjunto de ações que a Assembleia irá executar”, afirmou Ivan Sarney. 

 

O diretor Institucional explicou, ainda, que será de responsabilidade da Mesa Diretora a escolha das propostas que integrarão o Programa de Ações a ser executado pela própria Assembleia com recursos orçamentários próprios, mas que poderá buscar parcerias no setor público e privado para a sua realização. Os membros da Comissão Consultiva não serão remunerados pela realização dos trabalhos previstos na Resolução Administrativa, mas receberão reconhecimento institucional da Assembleia. “Este é um momento muito especial para esta gestão. A assembleia vai ouvir a comunidade para saber de que forma ela pode contribuir para o aniversário de 400 anos da cidade”, finalizou Ivan Sarney.

 


Banner