Neto Evangelista defende a implantação de hospitais regionais

Leno Edroaldo / Agência Assembleia
16/08/2011 17h28

O deputado Neto Evangelista (PSDB) defendeu a implantação de hospitais regionais em cidades-pólo do Estado como forma de melhorar o atendimento de pacientes na capital. A afirmação do parlamentar foi feita em aparte ao pronunciamento do também deputado Magno Bacelar (PV), que na oportunidade falava sobre saúde e saneamento básico.

“Se no Maranhão tivéssemos hospitais de referência, em pontos estratégicos do Estado, a solução do problema da Saúde quanto ao atendimento seria muito melhor do que está sendo hoje”, afirmou Evangelista.

O jovem deputado contestou as afirmações de Bacelar, que defendia a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e ao mesmo tempo tentava criticar a prefeitura de São Luís. “Saneamento básico é uma discussão muito importante que precisamos trazer para esta Casa, porque nosso Estado é o último dos índices de saneamento no país. Ano passado, o governo do Estado não colocou um centavo no saneamento básico aqui no Estado, um centavo, e é o ultimo Estado da federação nos índices de saneamento básico”, rebateu Neto.

O pessedebista também argumentou que aproximadamente 60% dos atendimentos em Saúde feitos em São Luís são de pessoas que moram no interior do Estado, mas que não têm a possibilidade de um melhor atendimento em seus municípios ou regiões próximas. “Para cá vem gente do Maranhão inteiro. As exceções são Imperatriz e Presidente Dutra, onde o governador Jackson [Lago] construiu hospitais regionais. E governo deveria ter continuado este projeto, construindo mais hospitais regionais, desafogando o atendimento em São Luís”, finalizou.