Aprovada a concessão da medalha Manoel Bequimão a Dilma e Lula

icone-whatsapp
Ribamar Santana
17/08/2011 15h03

 

Foram aprovados na sessão desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa os Projetos de Decreto Legislativo 005 e 006/2011, de autoria do deputado Magno Bacelar (PV), que concede a medalha Manoel Bequimão, respectivamente, ao ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Roussef.

 

Ambos os projetos foram submetidos à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e receberam parecer favorável do relator, deputado Rubens Júnior (PC do B). A medalha Manoel Bequimão é a mais importante comenda do Poder Legislativo do Estado do Maranhão.

 

O ex-presidente Lula, atualmente, é coordenador do Instituto Cidadania, um centro de estudos, pesquisas, debates, publicações e formulação de propostas de políticas públicas, bem como de campanhas para mobilizar a sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com votação recorde de 50 milhões de votos.

 

A presidente Dilma Roussef é mineira, nascida em Belo Horizonte, economista e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Teve uma ativa militância política em resistência à Ditadura Militar. Assumiu a chefia do ministério das Minas e Energia durante o governo do ex-presidente Lula e, posteriormente, da Casa Civil. È a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e do Governo, em toda a história do Brasil.

 

Em 2009, Dilma Roussef foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16º pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time.


Banner