Hélio Soares requer a implantação de UPAs em vários municípios

icone-whatsapp
Assecom/Gab.Dep.Hélio Soares
22/08/2011 18h40

 

O deputado Hélio Soares (PP), através de indicações, requer à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofícios à governadora Roseana Sarney (PMDB), solicitando providências, em caráter de urgência, no sentido de determinar ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que autorize a implantação de Unidades de Pronto Atendimento ( UPA), nos municípios de Bacabal, Governador Nunes Freire, Zé Doca e Pinheiro, bem como a instalação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Gov. Nunes Freire e em Zé Doca. Considerando a importância desses serviços para a vida do ser humano, Hélio Soares pede que as suas proposituras sejam implantadas ainda no exercício de 2011.

 

O parlamentar destacou que  saúde deve ser tratada como prioridade entre as demais políticas públicas. Disse ainda que a implantação das UPAS e do SAMU nos município acima citados reduzirá o sofrimento das pessoas que vivem em busca de tratamento de saúde, assim como o sofrimento dos munícipes circunvizinhos.

 

“Esse serviço de saúde pública dará mais oportunidade às pessoas cuidarem das doenças que as molestam. Elas terão mais saúde e mais qualidade de vida. Saúde é premissa básica para o exercício da cidadania, escopo de todo cidadão no exercício dos seus direitos”, afirmou Hélio Soares.

 

O município de Bacabal, considerado cidade pólo da microrregião do Médio Mearim, conta com uma população de 99.960 habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE. Já o município de Governador Nunes Freire, que pertence à microrregião do Gurupi, segundo o IBGE, censo 2010, tem uma população de 25.402 habitantes.

 

Zé Doca que possui uma população de 50.160 habitantes, pertence à microrregião do Pindaré “Como pólo regional, atende aos munícipes de pelo menos cinco municípios circunvizinhos, cuja população é superior a 100 mil habitantes”. Já o município de Pinheiro, considerado cidade pólo da microrregião da Baixada Maranhense, conta com uma população de 78.147 habitantes, segundo o Censo 2010, do IBGE.

 

“Pinheiro tem a sua importância para o processo desenvolvimentista do Estado, bem como para os munícipes de municípios fronteiriços”, disse Hélio Soares.  

    


Banner