Afonso Manoel explica homenagem concedida ao jogador Canhoteiro

Waldemar Têrr /Agência Assembleia
22/08/2011 19h56

O deputado Afonso Manoel (PMDB) explicou, na sessão desta segunda-feira (22), a homenagem feita ao ex-jogador de futebol maranhense, Canhoteiro, que jogou no São Paulo e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, prestada, em 2007, pelo próprio deputado peemedebista e o então deputado Aderson Lago. Afonso Manoel disse que o projeto batizou o complexo esportivo em torno do Estádio Castelão, de Complexo Esportivo Canhoteiro.

Afonso Manoel agradeceu ao ex-governador Jackson Lago por haver sancionado a mensagem e disse que na época Jackson revelou que jogou e estudou com Canhoteiro no colégio Marista. O deputado agradeceu também ao secretário de Esportes do Estado, Joaquim Haickel, que, no sábado, revelou, em entrevista à rádio Mirante, que vai colocar em definitivamente placa e letreiro, “não no Estádio Castelão, que o nome do estádio é Castelão; não no ginásio, porque o nome do ginásio é Georgiana Pflueger, e não no kartódromo, que é João Sallem, mas no Complexo Outeiro da Cruz”.

O deputado afirmou que explicou para a colega de parlamento, Gardênia Castelo (PSDB), filha do prefeito João Castelo, que “não tem nada de política nessa lei, ela é de 2007, sancionada pelo governador Jackson Lago e tenho absoluta certeza que gerações e gerações vão se passar e o estádio Castelão ficará sempre na marca do seu pai”.

“Canhoteiro foi um dos maiores jogadores do Brasil. E a gente que lê a história e quem gosta de esporte sabe que o Canhoteiro tem uma estátua no estádio do Morumbi, quem tiver o cuidado de visitar o estádio Morumbi, que pertence ao São P aulo Futebol Clube, na entrada tem uma estátua do jogador que foi ponta esquerda”, contou.

Afonso Manoel fez agradecimento especial ainda ao jornalista Neris Pinto, pelas informações e sugestão.