Leitoa busca informações para apresentar em seminário no Piauí

Assecom/Gab.Dep.Luciano Leitoa
23/08/2011 20h47

Por iniciativa do deputado Luciano Leitoa (PSB), a crise da saúde pública do Piauí e Maranhão será tema de ampla reunião com autoridades dos dois estados, no próximo dia 25 de agosto. A discussão ocorrerá na Assembléia Legislativa do Piauí, a partir das 9 horas, com o objetivo de debater o passivo de problemas relacionados à Saúde, que se estende há anos, prejudicando a população dos dois estados.

"O problema é antigo e só será enfrentado com vigor se os dois estados se unirem buscando soluções conjuntas", afirmou Luciano Leitoa. O Deputado foi nesta terça feira, 23, buscar informações junto à Secretária de Saúde do Maranhão para se atualizar sobre a situação da Saúde que envolve os dois estados.

O parlamentar confirmou a presença dos Deputados Dr. Pádua – Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Maranhão, além dos Deputados André Fufuca, Carlinhos Florêncio, Vianey Bringel, Antonio Pereira, Valéria Macedo, Marcelo Tavares, Gardenia Castelo, Rubens Pereira Jr, Cleide Coutinho, Edilázio Jr, Alexandre Almeida. O Deputado federal Sétimo Waquim, que, como Luciano, também representa a região dos cocais, foi convidado pessoalmente, mas por motivo de agenda deverá enviar um representante. A Prefeita de Timon, Socorro Waquim ficou de confirmar agenda. O tema é especialmente sensível para a cidade de Timon, conurbada com Teresina, no Piauí, que tem 40% dos pacientes de seu sistema de saúde provenientes do Maranhão.

Alem de deputados e autoridades do setor, foram convidados todos os vereadores de Teresina e Timon para participar do debate.

Para Luciano Leitoa “esse é um momento importante porque pela primeira vez estarão reunidas autoridades dos dois estados para dialogar, já que esse é um assunto que ultrapassa as diferenças partidárias.”

A Região dos Cocais é a mais dependente de Teresina, pelo fluxo natural de pacientes, que, com a atual regionalização da Saúde do Maranhão devem buscar assistência no Município de São Luís, quase 300 quilômetros mais distante.

O impasse vem inviabilizando os serviços públicos do Piauí e, o que é mais grave, penalizando a população mais pobre dos dois estados.