Hélio Soares volta a defender terras de Amarante do Maranhão

Da Assecom / Gab do dep. Hélio Soares
24/08/2011 13h16

Hélio Soares volta a defender terras de Amarante do Maranhão

O deputado Hélio Soares (PP), durante a sessão desta quarta-feira (24), voltou a destacar a visita que fez semana passada ao ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, onde, acompanhado por um comissão de lideranças políticas de Amarante do Maranhão, foi buscar apoio para a demarcação das terras indígenas daquele município.

Hélio Soares disse que a visita foi bastante proveitosa. Com o empenho do deputado Chiquinho Escórcio (PMDB), do senador José Sarney (PMDB-AP) e do ministro Edson Lobão, a comissão teve total apoio do ministro Eduardo Cardoso, que garantiu que o decreto solicitando a demarcação da área indígena de Amarante do Maranhão não foi assinado, além disso, o ministro também determinou que seja feita uma revisão do processo de demarcação da reserva de Amarante.

Hoje, aproximadamente 55% do território de Amarante pertence a reserva indígena, com uma pouco mais de 500 índios. Segundo Hélio Soares, se a área for elevada para 80%, como defendem as ONGs ligadas ao Iterma e ao Incra, vai haver prejuízos para o desenvolvimento da região.

“Nós queremos que as nossas raízes, que as nossas características, que as nossas culturas sejam preservadas, porém, é preciso que tenhamos cuidado. Tudo na vida é importante, menos os absurdos”, disse Hélio Soares.

O parlamentar também disse que vai pedir à Funai que faça um reestudo sobre a reserva indígena, “para que possa concertar este erro absurdo com a cidade de Amarante. Também quero que esta Casa faça os agradecimentos oficiais e que fique registrado nos Anais que o deputado Francisco Escórcio nos acompanhou e que neste momento eu o agradeço pelo seu empenho. Estivemos também com o senador José Sarney, que deu atenção especial a esse caso. Graças a esses apoios já sentimos os efeitos dessa visita”.